Salsinha, alecrim, canela, gengibre e cúrcuma estão entre as ervas e especiarias naturais que transformam uma receita em uma obra de arte, quando pensamos em sabores e aromas distintos. Mas não é só isso. Por não possuírem aditivos e outros componentes químicos, elas contribuem para auxiliar algumas áreas do organismo.
O consumo da cúrcuma, por exemplo, está associado aos seus benefícios potentes. Ela é uma fonte rica de compostos chamados flavonóide e curcumina, que atuam como quimioprotetores, anti-inflamatórios e antioxidantes no organismo. Inclusive, segundo a nutricionista Mayra Correa, eles são responsáveis por reduzirem as chances do desenvolvimento de um câncer.
Bom para o corpo, bom para o paladar. Já que, além disso, ela é um ingrediente que pode ser explorado em receitas doces, salgadas ou até mesmo compor um suco. E torna-se ainda melhor quando mesclada com outras ervas e especiarias. Confira a seguir alguns preparos para explorar em casa e aproveitar os seus benefícios para a saúde:
Arroz com cúrcuma
Esta receita, compartilhada pela professora de nutrição Driele Cavalcanti, inclui ingredientes simples como arroz branco, cúrcuma, alho e cebola. O conjunto pronto torna-se um preparo saboroso, saudável e fácil de ser feito em casa. Veja a receita completa aqui.
Suco verde com linhaça e cúrcuma
Basta unir todos os ingredientes em um liquidificador e batê-los para adquirir uma consistência homogênea. Não precisa coar este suco e nem adoçar, seu consumo natural é o mais indicado pela nutricionista Thaís Barca, que listou o que é necessário para deixar a receita pronta. Veja a receita completa aqui.
Tiras de frango com cúrcuma
Uma das dicas desta receita é: se a pasta de tomate ficar mais ácida no paladar, basta adicionar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio, ingrediente que irá reduzir esse sabor acentuado indesejado. Veja a receita completa aqui.
Outras ervas e especiarias com benefícios semelhantes
A cúrcuma faz parte das especiarias que atuam como antioxidantes no organismo, mas esta lista fica completa com a canela, que também possui óleos essenciais, e o gengibre, que além de combater os radicais livres, também acelera o metabolismo. As informações são da matéria de Juliana Carreiro ao Estadão.