Os chamados “superalimentos” são famosos por possuírem substâncias protetoras e que agregam diversos benefícios à saúde. A maioria deles são vegetais, frutas e grãos.
A nutricionista Carolina Pimentel, doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), explicou ao Estadão que essa “classificação é usada para comunicar ao consumidor sobre alimentos de alto valor nutricional”.
Apesar de reconhecidos pelos seus benefícios, não há uma definição oficial de superalimentos, respaldada por estudos. Mas dá para dizer que existem itens com características especiais e que contribuem para manter o corpo saudável.
Entre eles está a cúrcuma, um rizoma de espécie asiática também chamado de açafrão-da-terra. Oferece compostos antioxidantes, e pode ser usado em refogados como um tipo de tempero, já que em meio oleoso, junto do calor, favorece a liberação dos compostos aromáticos.
Receitas com cúrcuma
Tiras de frango com cúrcuma refogadas com tomate pelado
Essa receita de frango leva cúrcuma, tomate pelado, pimenta-do-reino preta e sal. Além de saborosa, tem ingredientes que contribuem muito para a saúde. Veja a receita completa aqui.
Arroz com cúrcuma
Com a cúrcuma o seu arroz branco pode ficar mais saboroso e enriquecido, trazendo benefícios antioxidantes. Com cebola e alho fica ainda melhor. Veja a receita completa aqui.
Confira outros superalimentos para incluir na sua dieta na matéria de Regina Célia Pereira, no Estadão.