O Irish coffee é um exemplo clássico de drinque que mistura teor alcoólico e grãos de café, mostrando que a combinação não é uma novidade. No entanto, cada vez mais profissionais de bar estão explorando o ingrediente, e por isso é possível encontrar locais que oferecem drinques com café.
Além de experimentar em estabelecimentos, também é possível preparar drinques com café em casa. Ensei Neto e Cintia Oliveira conversaram com profissionais da área que, além de apresentar drinques autorais, também deram dicas de preparo. Veja três abaixo:
1. Grãos de café
A bartender argentina Chula Barmaid se apaixonou pelos grãos cultivados no país, especialmente ao entender que cada um pode oferecer diferentes nuances para a bebida. ‘’A partir da escolha do grão, você pode ir pelo caminho que quiser’', complementa.
2. Combinação
Os bartenders Ricardo Takahashi e Chris Carijó concordam que o café é uma bebida intensa, e por isso é fundamental saber combina-la com outros ingredientes, para manter o equilíbrio. Uma base alcoólica potente ou bebidas envelhecidas são ótimas combinações em drinques com café.
3. Conhecimento básico
Criar um drinque com café é um verdadeiro desafio, porque exige não só conhecimento acerca da coquetelaria, mas também dos grãos de café, já que eles podem se tornar diferentes a depender da safra, por exemplo.
Para o empresário Fábio Pereira, que comanda o Urbe Café Bar, uma dica essencial é saber que ‘‘o bartender precisa ter noções do trabalho de barista’', como é possível notar a partir dos grãos de café e suas combinações.
Onde experimentar drinques com café?
É bacana ter a experiência de preparar o drinque com café em casa, mas, se você preferir, pode ir até os locais que oferecem essa alternativa. Além de dicas, a matéria completa também abrange onde experimentar drinques autorais com café. Confira aqui.