‘Equipes qualificadas levarão a experiência do restaurante para dentro do lar’, diz criador do D.O.M


Marcelo Fernantes, restaurateur por trás de restaurantes brasileiros de sucesso, fala sobre as mudanças no cenário da gastronomia para atender às gerações atuais

Por Radar
Atualização:

O estrelado restaurante D.O.M, que aparece constantemente em listas que classificam os melhores do Brasil e do mundo, é fruto da parceria entre o chef Alex Atala e o restaurateur Marcelo Fernandes, nome que também está por trás de marcas como Attimino, Tradi, Kinoshita e Mercearia do Francês.

Fernandes foi responsável por moldar e testemunhar grandes mudanças no setor gastronômico durante as últimas décadas, e foi também um dos entrevistados da série Paladar Convida para falar sobre os principais desafios atuais e as tendências futuras do ramo.

Quando perguntado sobre como sua empresa estará em alguns anos, afirmou: “Como profissional do segmento, sempre traço uma linha do tempo para compreender como as coisas estarão daqui a 20 anos. Prevejo uma integração crescente de tecnologia nas cozinhas, automação nos serviços, mas também a criação de ambientes mais democráticos, interativos e abertos”.

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Essa integração faz parte do processo de adaptação às novas gerações, que apresentam uma tendência maior de consumo em suas casas. “As pessoas buscarão mais oportunidades de eventos em casa e no trabalho, desfrutando do conforto de suas casas, casas de praia ou de campo. Equipes qualificadas levarão a experiência do restaurante para dentro do lar, proporcionando uma experiência única”, diz.

Essa tendência significa menos presença em restaurantes?

Para o restaurateur, essa questão não é bem uma realidade, por mais que os serviços de entrega ofereçam muita comodidade, pois a conveniência não anula a experiência presencial. “Os restaurantes oferecem um ambiente único, com clima, energia e uma atmosfera acolhedora que não pode ser replicada em casa”, afirma.

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Por isso, ele acrescenta: “a experiência de restauração, a forma como nos revitalizamos, precisa acontecer presencialmente, não em casa. Os restaurantes precisam se reinventar nesse sentido, criando ambientes mais descontraídos e acolhedores para os clientes”.

E quais são os desafios para alcançar isso?

Ao longo da entrevista, Marcelo Fernandes cita também algumas dificuldades no cenário atual que precisam ser superadas, e são elas: reintegração de profissionais da área e suporte. “[...] é essencial unirmos esforços e investirmos em escolas profissionalizantes para reintegrar aqueles que estão fora do mercado, restaurando assim a qualidade que nosso mercado já teve no passado: um ambiente de formação, rico em conteúdo e transmissão de conhecimentos”, assegura. “Devemos fornecer suporte aos profissionais, incluindo aulas de inglês e outras condições que muitas vezes não são devidamente reconhecidas. É crucial recuperar a mão de obra da gastronomia”.

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Paladar Convida

Essa série reúne destacados profissionais que atuam em diferentes setores no ramo da gastronomia para um bate-papo sobre o papel e o impacto de seus trabalhos. Confira mais aqui.

O estrelado restaurante D.O.M, que aparece constantemente em listas que classificam os melhores do Brasil e do mundo, é fruto da parceria entre o chef Alex Atala e o restaurateur Marcelo Fernandes, nome que também está por trás de marcas como Attimino, Tradi, Kinoshita e Mercearia do Francês.

Fernandes foi responsável por moldar e testemunhar grandes mudanças no setor gastronômico durante as últimas décadas, e foi também um dos entrevistados da série Paladar Convida para falar sobre os principais desafios atuais e as tendências futuras do ramo.

Quando perguntado sobre como sua empresa estará em alguns anos, afirmou: “Como profissional do segmento, sempre traço uma linha do tempo para compreender como as coisas estarão daqui a 20 anos. Prevejo uma integração crescente de tecnologia nas cozinhas, automação nos serviços, mas também a criação de ambientes mais democráticos, interativos e abertos”.

Essa integração faz parte do processo de adaptação às novas gerações, que apresentam uma tendência maior de consumo em suas casas. “As pessoas buscarão mais oportunidades de eventos em casa e no trabalho, desfrutando do conforto de suas casas, casas de praia ou de campo. Equipes qualificadas levarão a experiência do restaurante para dentro do lar, proporcionando uma experiência única”, diz.

Essa tendência significa menos presença em restaurantes?

Para o restaurateur, essa questão não é bem uma realidade, por mais que os serviços de entrega ofereçam muita comodidade, pois a conveniência não anula a experiência presencial. “Os restaurantes oferecem um ambiente único, com clima, energia e uma atmosfera acolhedora que não pode ser replicada em casa”, afirma.

Por isso, ele acrescenta: “a experiência de restauração, a forma como nos revitalizamos, precisa acontecer presencialmente, não em casa. Os restaurantes precisam se reinventar nesse sentido, criando ambientes mais descontraídos e acolhedores para os clientes”.

E quais são os desafios para alcançar isso?

Ao longo da entrevista, Marcelo Fernandes cita também algumas dificuldades no cenário atual que precisam ser superadas, e são elas: reintegração de profissionais da área e suporte. “[...] é essencial unirmos esforços e investirmos em escolas profissionalizantes para reintegrar aqueles que estão fora do mercado, restaurando assim a qualidade que nosso mercado já teve no passado: um ambiente de formação, rico em conteúdo e transmissão de conhecimentos”, assegura. “Devemos fornecer suporte aos profissionais, incluindo aulas de inglês e outras condições que muitas vezes não são devidamente reconhecidas. É crucial recuperar a mão de obra da gastronomia”.

Paladar Convida

Essa série reúne destacados profissionais que atuam em diferentes setores no ramo da gastronomia para um bate-papo sobre o papel e o impacto de seus trabalhos. Confira mais aqui.

O estrelado restaurante D.O.M, que aparece constantemente em listas que classificam os melhores do Brasil e do mundo, é fruto da parceria entre o chef Alex Atala e o restaurateur Marcelo Fernandes, nome que também está por trás de marcas como Attimino, Tradi, Kinoshita e Mercearia do Francês.

Fernandes foi responsável por moldar e testemunhar grandes mudanças no setor gastronômico durante as últimas décadas, e foi também um dos entrevistados da série Paladar Convida para falar sobre os principais desafios atuais e as tendências futuras do ramo.

Quando perguntado sobre como sua empresa estará em alguns anos, afirmou: “Como profissional do segmento, sempre traço uma linha do tempo para compreender como as coisas estarão daqui a 20 anos. Prevejo uma integração crescente de tecnologia nas cozinhas, automação nos serviços, mas também a criação de ambientes mais democráticos, interativos e abertos”.

Essa integração faz parte do processo de adaptação às novas gerações, que apresentam uma tendência maior de consumo em suas casas. “As pessoas buscarão mais oportunidades de eventos em casa e no trabalho, desfrutando do conforto de suas casas, casas de praia ou de campo. Equipes qualificadas levarão a experiência do restaurante para dentro do lar, proporcionando uma experiência única”, diz.

Essa tendência significa menos presença em restaurantes?

Para o restaurateur, essa questão não é bem uma realidade, por mais que os serviços de entrega ofereçam muita comodidade, pois a conveniência não anula a experiência presencial. “Os restaurantes oferecem um ambiente único, com clima, energia e uma atmosfera acolhedora que não pode ser replicada em casa”, afirma.

Por isso, ele acrescenta: “a experiência de restauração, a forma como nos revitalizamos, precisa acontecer presencialmente, não em casa. Os restaurantes precisam se reinventar nesse sentido, criando ambientes mais descontraídos e acolhedores para os clientes”.

E quais são os desafios para alcançar isso?

Ao longo da entrevista, Marcelo Fernandes cita também algumas dificuldades no cenário atual que precisam ser superadas, e são elas: reintegração de profissionais da área e suporte. “[...] é essencial unirmos esforços e investirmos em escolas profissionalizantes para reintegrar aqueles que estão fora do mercado, restaurando assim a qualidade que nosso mercado já teve no passado: um ambiente de formação, rico em conteúdo e transmissão de conhecimentos”, assegura. “Devemos fornecer suporte aos profissionais, incluindo aulas de inglês e outras condições que muitas vezes não são devidamente reconhecidas. É crucial recuperar a mão de obra da gastronomia”.

Paladar Convida

Essa série reúne destacados profissionais que atuam em diferentes setores no ramo da gastronomia para um bate-papo sobre o papel e o impacto de seus trabalhos. Confira mais aqui.

O estrelado restaurante D.O.M, que aparece constantemente em listas que classificam os melhores do Brasil e do mundo, é fruto da parceria entre o chef Alex Atala e o restaurateur Marcelo Fernandes, nome que também está por trás de marcas como Attimino, Tradi, Kinoshita e Mercearia do Francês.

Fernandes foi responsável por moldar e testemunhar grandes mudanças no setor gastronômico durante as últimas décadas, e foi também um dos entrevistados da série Paladar Convida para falar sobre os principais desafios atuais e as tendências futuras do ramo.

Quando perguntado sobre como sua empresa estará em alguns anos, afirmou: “Como profissional do segmento, sempre traço uma linha do tempo para compreender como as coisas estarão daqui a 20 anos. Prevejo uma integração crescente de tecnologia nas cozinhas, automação nos serviços, mas também a criação de ambientes mais democráticos, interativos e abertos”.

Essa integração faz parte do processo de adaptação às novas gerações, que apresentam uma tendência maior de consumo em suas casas. “As pessoas buscarão mais oportunidades de eventos em casa e no trabalho, desfrutando do conforto de suas casas, casas de praia ou de campo. Equipes qualificadas levarão a experiência do restaurante para dentro do lar, proporcionando uma experiência única”, diz.

Essa tendência significa menos presença em restaurantes?

Para o restaurateur, essa questão não é bem uma realidade, por mais que os serviços de entrega ofereçam muita comodidade, pois a conveniência não anula a experiência presencial. “Os restaurantes oferecem um ambiente único, com clima, energia e uma atmosfera acolhedora que não pode ser replicada em casa”, afirma.

Por isso, ele acrescenta: “a experiência de restauração, a forma como nos revitalizamos, precisa acontecer presencialmente, não em casa. Os restaurantes precisam se reinventar nesse sentido, criando ambientes mais descontraídos e acolhedores para os clientes”.

E quais são os desafios para alcançar isso?

Ao longo da entrevista, Marcelo Fernandes cita também algumas dificuldades no cenário atual que precisam ser superadas, e são elas: reintegração de profissionais da área e suporte. “[...] é essencial unirmos esforços e investirmos em escolas profissionalizantes para reintegrar aqueles que estão fora do mercado, restaurando assim a qualidade que nosso mercado já teve no passado: um ambiente de formação, rico em conteúdo e transmissão de conhecimentos”, assegura. “Devemos fornecer suporte aos profissionais, incluindo aulas de inglês e outras condições que muitas vezes não são devidamente reconhecidas. É crucial recuperar a mão de obra da gastronomia”.

Paladar Convida

Essa série reúne destacados profissionais que atuam em diferentes setores no ramo da gastronomia para um bate-papo sobre o papel e o impacto de seus trabalhos. Confira mais aqui.

O estrelado restaurante D.O.M, que aparece constantemente em listas que classificam os melhores do Brasil e do mundo, é fruto da parceria entre o chef Alex Atala e o restaurateur Marcelo Fernandes, nome que também está por trás de marcas como Attimino, Tradi, Kinoshita e Mercearia do Francês.

Fernandes foi responsável por moldar e testemunhar grandes mudanças no setor gastronômico durante as últimas décadas, e foi também um dos entrevistados da série Paladar Convida para falar sobre os principais desafios atuais e as tendências futuras do ramo.

Quando perguntado sobre como sua empresa estará em alguns anos, afirmou: “Como profissional do segmento, sempre traço uma linha do tempo para compreender como as coisas estarão daqui a 20 anos. Prevejo uma integração crescente de tecnologia nas cozinhas, automação nos serviços, mas também a criação de ambientes mais democráticos, interativos e abertos”.

Essa integração faz parte do processo de adaptação às novas gerações, que apresentam uma tendência maior de consumo em suas casas. “As pessoas buscarão mais oportunidades de eventos em casa e no trabalho, desfrutando do conforto de suas casas, casas de praia ou de campo. Equipes qualificadas levarão a experiência do restaurante para dentro do lar, proporcionando uma experiência única”, diz.

Essa tendência significa menos presença em restaurantes?

Para o restaurateur, essa questão não é bem uma realidade, por mais que os serviços de entrega ofereçam muita comodidade, pois a conveniência não anula a experiência presencial. “Os restaurantes oferecem um ambiente único, com clima, energia e uma atmosfera acolhedora que não pode ser replicada em casa”, afirma.

Por isso, ele acrescenta: “a experiência de restauração, a forma como nos revitalizamos, precisa acontecer presencialmente, não em casa. Os restaurantes precisam se reinventar nesse sentido, criando ambientes mais descontraídos e acolhedores para os clientes”.

E quais são os desafios para alcançar isso?

Ao longo da entrevista, Marcelo Fernandes cita também algumas dificuldades no cenário atual que precisam ser superadas, e são elas: reintegração de profissionais da área e suporte. “[...] é essencial unirmos esforços e investirmos em escolas profissionalizantes para reintegrar aqueles que estão fora do mercado, restaurando assim a qualidade que nosso mercado já teve no passado: um ambiente de formação, rico em conteúdo e transmissão de conhecimentos”, assegura. “Devemos fornecer suporte aos profissionais, incluindo aulas de inglês e outras condições que muitas vezes não são devidamente reconhecidas. É crucial recuperar a mão de obra da gastronomia”.

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