Seja qual for o método escolhido para preparar o café, a base, que consiste no café e na água, é um ponto importante a considerar para um resultado final de qualidade, como explica a barista Gisele Coutinho, do Pura Caffeín, em entrevista ao Paladar. Esse é um dos aspectos para que o aroma tome conta do ambiente e o sabor característico traga uma sensação reconfortante.
Embora existam métodos mais conhecidos, como o café preparado no coador ou na cafeteira elétrica, outra excelente opção é a cafeteira italiana, a moka, especialmente para quem gosta de um café bastante intenso. Assim como qualquer outro método, algumas dicas podem garantir o sucesso do café na cafeteira italiana.
Como preparar o café na cafeteira italiana
A barista menciona que há quem goste de colocar água fria na cafeteira antes de começar a preparar o café na moka, mas ela mesma fez o teste e concluiu que não há tantas diferenças no resultado final.
- O café pode ser colocado até o topo sem ser compactado.
- Já a água é adicionada até o limite indicado pelo utensílio.
- A cafeteira deve ser colocada em fogo baixo.
- Observe quando o café sobe, pois é o momento de desligar o fogo, já que a alta temperatura contribui para finalizar o processo.
Os melhores cafés do mercado
O melhor café goumert
Em uma degustação às cegas realizada pelo Paladar, para avaliar as melhores marcas de café gourmet (moído e torrado) do mercado, especialistas consideraram marcas com preços que variam entre R$ 15 e R$ 25 e seguiram uma receita padronizada para avaliar as bebidas.
O resultado revelou que a Melitta (Cerrado) é a que apresenta a melhor qualidade para compra em 2024 ao apresentar sabor surpreendente, com nuances de frutas amarelas e nibs de cacau e um corpo aveludado. Confira detalhes de todas as marcas avaliadas.
O melhor café moído e torrado
Apenas três marcas se destacaram como as melhores no teste, especialmente pelas notas sutis encontradas em suas composições. O resultado foi realizado com base na opinião de especialistas convidados pelo Paladar, que se reuniram para analisar as principais amostras disponíveis no mercado. Saiba mais detalhes clicando aqui.
O melhor café em cápsula
Este teste foi conduzido às cegas, o que significa que as amostras populares do mercado não identificadas (inicialmente) foram avaliadas em critérios como sabor, aroma e finalização por especialistas convidados de Paladar. O resultado têm relevância porque as cápsulas de café ganharam espaço nas prateleiras dos mercados pela praticidade na rotina. Veja a classificação completa.