Salmoura, cozimento controlado e forno a lenha. Essas são as etapas que somam 39 horas de preparo do prato que é considerado uma das sete maravilhas gastronômicas de Portugal: a Foda.
Sim, esse é o nome da iguaria feita com carne de cordeiro tradicional da cidade de Monção. Apesar do espanto, o termo nada tem a ver com teor sexual, é apenas utilizado na língua portuguesa europeia para designar coisas muito boas, inclusive o prato. Danielle Nagase, na matéria ‘Bacalhau Vinho & Cia. oferece boa foda na Páscoa (calma, isso é um prato)’, explica as possíveis justificativas da origem do nome. Leia na íntegra aqui.
A iguaria ganhou uma versão adaptada no restaurante Bacalhau Vinho & Cia., que fica na Barra Funda, bairro da Zona Oeste de São Paulo, para esta Páscoa. Aparecendo no menu como ‘Foda à Moda de Monção’ exclusivamente para este domingo (31), a opção leva o corte stinco do cordeiro preparado em 3 horas de salga com sal grosso, louro e páprica, que em seguida é submetido a 36 horas de cozimento a 63°C.
A ainda ganha umas horas de forno para ganhar uma crosta dourada e crocante. Acompanha um arroz bomba preparado com o caldo do cordeiro e serve de duas a três pessoas por R$ 280.
Bacalhau Vinho & Cia.
Onde: R. Barra Funda, 1.067, Barra Funda. Telefone: (11) 3666-0381.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 11h30 às 23h; aos domingos e segundas, das 11h30 às 17h.