Você gosta de mortadela? Geralmente, é um ingrediente utilizado para rechear pães ou complementar uma tábua de frios. Muita gente pode desconhecer que esse embutido combina perfeitamente com cerveja e vinho, mas estamos falando de tipos específicos. Confira abaixo como harmonizar:
Mortadela: o que é e características
A mortadela é um embutido cozido de carne composto também por gordura de porco, além de ser temperada com cravo, canela e alho. Isso significa que existe um percentual de gordura considerável nessa peça, além de temperos que acabam tornando seu sabor mais intenso.
Como harmonizar: cerveja e vinho
Segundo o Paladar, a gordura e o sabor da mortadela regem como será a harmonização, pois caso as características da bebida sejam inferiores ao embutido, resultará em um sabor não harmônico. Ao contrário também pode ocorrer, com uma bebida forte demais para a mortadela. É por isso a harmonização perfeita é tão importante.
- Cerveja: experimente consumir mortadela com uma lager clara com amargor, como a Dortmunder export. Essa opção é eficiente porque, nesse caso, limpa a gordura da peça no paladar, evidenciando a bebida e o sabor autêntico do embutido.
- Vinho: já para o vinho e a mortadela, a recomendação é o vinho Lambrusco tinto seco, uma harmonização tradicional e considerada excelente.
Veja também
Melhores cervejas do mercado
A cerveja é uma excelente opção para harmonizar, e para isso existem diversos estilos no mercado. Em edições do Paladar Testou, especialistas descobriram qual é a melhor cerveja puro malte do mercado, a melhor cerveja sem glúten e a melhor cerveja sem álcool.
Guia dos Vinhos
Seja para harmonizar com mortadela, outros alimentos ou apenas consumir em uma degustação descontraída, você pode conferir diversos estilos de vinhos neste guia, que reúne informações importantes sobre o universo vinícola e suas diferentes origens, produções e sabores.