Para Saiko Izawa, chef pâtissière, as versões do supermercado de pêssego em calda precisam apresentar algumas características específicas para serem consideradas de qualidade.
Mas quais são essas características? Conter o aroma e perfume da fruta, assim como ‘’a mordida da fruta’', que diz respeito a textura nesse caso, além de também ter uma aparência brilhante e chamativa, explica.
Esses foram os critérios considerados por Saiko Izawa e outros especialistas para eleger o melhor pêssego em calda do mercado durante um teste promovido pelo Paladar. Confira mais detalhes abaixo:
Teste cego
Para o teste, Paladar selecionou 10 marcas de pêssego em calda encontradas em supermercados e empórios de São Paulo. Cada uma delas foi avaliada quanto a qualidade em uma degustação às cegas.
Isso significa que os especialistas não sabiam quais marcas estavam provando, pois as frutas foram colocadas em embalagens transparentes para o teste. Após anotarem suas impressões, eles elegeram uma marca vencedora:
Qual a melhor marca de pêssego em calda?
A Qualitá conquistou o primeiro lugar como a melhor marca de pêssego em calda do mercado, recebendo o Selo Paladar, que elege marcas de qualidade das prateleiras de acordo com a opinião de especialistas.
Essa marca se destacou pelo sabor equilibrado, principalmente em relação ao dulçor no conjunto, assim como apresentou uma textura agradável e um aspecto visual de brilhar os olhos.
TOP 3
Apesar da Qualitá ter vencido como a melhor marca no teste, outras também se destacaram durante a degustação e acabaram sendo eleitas no pódio. A Mamma Bia ficou em segundo lugar pelo pêssego que lembrou o sabor original da fruta, enquanto a La Pastina ocupou a terceira posição pela estética e quantidade de açúcar equilibrada. Veja o teste completo aqui.
Dá para preparar pêssego em calda?
A matéria completa também abrange o preparo do pêssego em calda. Em resumo, é necessário descascar as frutas, retirar o caroço e só depois mergulhar em uma calda com água e açúcar.
Essa calda é elaborada em fogo baixo para ferver. Nela, os especialistas indicam adicionar especiarias ou baunilha, por exemplo. Após esse preparo, vale guardá-la em vidros limpos e secos. Confira detalhes.