O pastel de Belém, de Portugal, foi eleito como a melhor sobremesa do mundo no ranking internacional da plataforma gastronômica TasteAtlas. A lista foi atualizada no último dia 15 de outubro e traz doces de todo o mundo.
O que é pastel de Belém?
O doce tradicional português se trata de uma torta feita com massa folhada e recheada com uma combinação de leite, ovos, açúcar, limão e canela. A primeira receita de pastel de Belém remonta a 1837, quando foi produzido pelos monges do mosteiro dos Jerónimos.
Apenas os pastéis de nata produzidos na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamados de pastel de Belém, enquanto todos os outros, produzidos por outras pastelarias de Lisboa e até de outros países, são chamados de pastel de nata. Independentemente do nome, os pasteizinhos podem ser servidos quentes ou frios.
Onde comer pastel de nata em São Paulo?
A sobremesa clássica portuguesa já caiu no gosto dos brasileiros e pode ser encontrada em restaurantes e padarias. Como um dos maiores polos gastronômicos do país, a cidade de São Paulo tem muitos lugares que servem a iguaria, e o Paladar selecionou os melhores locais para você comer a deliciosa sobremesa. Confira aqui.
Receita de pastel de nata
O pastel de nata pode ser facilmente encontrado, mas que tal aprender a fazer a receita em casa? Além de muito saboroso, o pastel de nata leva poucos ingredientes e fica pronto rapidinho. Veja a receita completa.
Como funciona o TasteAtlas?
Além de listar a melhor sobremesa do mundo, o guia gastronômico abrange outros pratos de todo o mundo. As avaliações são baseadas em votações e opiniões populares, ou seja, de pessoas que não são especialistas em gastronomia. Os usuários do TasteAtlas votam de 0,5 a 5,0 e, depois, o site reúne esses dados para criar as médias globais e ranquear as receitas.