O bolinho de bacalhau é uma receita tradicional portuguesa, mas que faz muito sucesso no Brasil, especialmente nos bares e restaurantes São Paulo, sendo servido como petico ou entrada antes de pratos mais elaborados.
Quem gosta da iguaria sabe que o bolinho precisa ser bem recheado, de preferência, com os pedaços em lascas e não triturados. A massa precisa ser leve, sequinha e crocante. O recheio tem que conter somente bacalhau, sem outros outros peixes, e também não deve ser aguado.
Não é em qualquer lugar que serve um desses. Por isso, o Paladar convidou chefs renomados da capital paulista para listar os melhores lugares para comer um bom bolinho de bacalhau. Na região Norte, especificamente em Santana, o Bar do Luiz Fernandes foi bem avaliado pelos especialistas.
Segundo o chef Eduardo Almeida, da Qui o Qua, é um dos melhores petiscos do bar. “Tradicional, muito saboroso, regado com bastante azeite e com o sabor do bacalhau extremamente presente”, disse.
Para a chef Gabriela Guerriero, da Trilha Fermentaria, o local é referência quando o assunto é bolinhos e petiscos.
“O bolinho de bacalhau deles, claramente, segue a regra. Suculento, bastante bacalhau e, com certeza, é um dos meus favoritos”, afirmou.
Endereço: Av. Engenheiro Caetano Álvares, 5470 - Santana.
Para saber mais bares em São Paulo famosos pelo bolinho de bacalhau, leia a matéria completa.