Um dos muitos subprodutos do leite é o queijo, um alimento que marca presença na alimentação de diversos povos há longos séculos, e que já conta com mais de 2.000 versões criadas no mundo todo.
Muitos fatores influenciam na diferença e na qualidade dos queijos, e podem implicar em adição de outros ingredientes, tempo de cura, presença ou ausência de mofos e local de origem. Dessa vez, os queijos de origem italiana ganharam destaque no TasteAtlas, tendo seus tipos ranqueados.
Leia também:
Conheça os melhores
Cinco dos queijos elencados conquistaram posição de destaque na lista, e foram eles: mascarpone, em 5° lugar; gorgonzola, em 4° lugar; parmigiano reggiano, em 3° lugar; ricotta, em 2° lugar, e mozzarella, em 1°.
Como é feito o mascarpone?
Esse é um queijo produzido na região da Lombardia que tem entre 60% a 75% de gordura e pode ter textura lisa, amanteigada ou cremosa, dependendo do processo de produção; seu sabor pode ser cítrico ou doce. É comumente utilizado em sobremesas como tiramisù e cheesecake.
Como é feito o gorgonzola?
O queijo gorgonzola também é da Lombardia e é feito com leite de vaca instilado em penicilina para induzir seus mofos característicos, que podem ser verdes ou azuis. Também pode ter versões diferentes que alteram nível de picância e textura.
Como é feito o parmigiano reggiano?
O parmigiano é da Província de Parma e considerado um dos queijos de maior qualidade no mundo inteiro. Pertence à família dos queijos duros, tem textura arenosa e é feito com leite de vaca cru e semidesnatado, apresentando uma picância que varia de acordo com o tempo de maturação.
Como é feita a ricota?
Esse tipo já é bem conhecido pelos brasileiros. Não é muito bem um queijo, mas uma espécie de coalhada fresca que pode ser feita com leite de ovelha, cabra, búfala ou vaca, alcancando uma textura muito leve.
Como é feita a mozzarella?
Apesar da pronúncia e da grafia parecida, a mozzarella italiana é diferente da mussarela vendida em fatias nos mercados brasileiros. A italiana é um tipo de queijo feito com leite fresco integral de búfala ou de vaca e tradicionalmente consumida com vinhos brancos e leves.
O que é o TasteAtlas
Com rankings que contemplam, entre muitos países, as manifestações culinárias do Brasil, é provável que você já tenha se deparado com uma lista aqui ou ali na internet elaborada pelo TasteAtlas, mas qual é a função desse site? Fato é que seus rankings não possuem validação profissional, é tudo feito do ponto de vista dos amadores.
O TasteAtlas é uma plataforma que convida usuários de diferentes partes do mundo para registrarem e pontuarem suas experiências com restaurantes, polos gastronômicos e pratos, coletando os dados de seus usuários para calcular uma média e, assim, formar listas.