O também conhecido como ‘peixinho da horta’, é uma hortaliça que faz parte das PANCs (plantas alimentícias não-convencionais), assim como a famosa ora-pro-nóbis
A planta leva este nome pelo formato da folha, mas também pelo seu sabor peculiar, que lembra um lambari frito. O gosto do peixe se deve a uma quantidade expressiva de óleo vegetal presente na sua composição química, segundo informações da Embrapa.
No Brasil, o peixinho é cultivado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em locais de clima ameno, pois não sobrevive em ambientes de calor excessivo.
É uma opção saudável para incluir na alimentação, já que em termos nutricionais, possui teores significativos de minerais, como potássio, cálcio e ferro. Por este motivo, inclusive, o peixinho também é ótimo para veganos e vegetarianos.
Vale lembrar que, antes de consumir, é importante lavar bem as folhas, pois elas possuem uma estrutura pilosa que podem reter algumas sujeiras do campo. As folhas podem ser armazenadas por até 8 dias, em embalagens plásticas a temperatura de 5 °C.
Na hora de preparar a PANC, uma sugestão ainda mais deliciosa é consumir ela empanada, o que pode lembrar ainda mais o sabor de um peixe frito.