A maioria das receitas preparadas durante as festas juninas envolvem a mandioca, o amendoim e o milho. Embora alguns aspectos sejam semelhantes em todo o país, outros variam conforme a região. Na região Sul, por exemplo, é bastante comum encontrar o pinhão. Mas isso não significa que ele não seja explorado em outras localidades, especialmente por ser típico da época e benéfico para a saúde.
Benefícios
A nutricionista Tarcila Campos menciona que o pinhão é um alimento que possui proteínas, potássio, compostos antioxidantes e principalmente carboidratos. Esses elementos em conjunto auxiliam no equilíbrio da pressão arterial, promovem uma digestão mais lenta e dão a sensação de saciedade. No entanto, vale um alerta, pois o consumo do pinhão deve ocorrer de forma moderada pela alta quantidade de carboidratos. As informações são desta matéria do Estadão.
Receitas com pinhão
Esses benefícios tornam o pinhão uma alternativa saudável nas Festas Juninas. Ele pode ser consumido naturalmente ou integrado em receitas como bolos e tortas salgadas. Aprenda:
Bolo de pinhão
A chef Cláudia Genaro compartilhou esta receita que possui o pinhão como protagonista. O preparo é complementado com ingredientes como ovos, farinha de trigo, canela em pó e outros. Veja a receita completa aqui.
Torta salgada de pinhão
Aprenda a como preparar a massa e o recheio dessa torta salgada que, quando combinados, vão proporcionar muito sabor ao paladar. Para finalizar a receita, você pode levar a torta ao forno para derreter o queijo. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Como cozinhar pinhão
As receitas são ótimas opções para incluir o pinhão, mas ele pode ser apenas cozido. Para isso, é necessário uma panela de pressão, água e sal a gosto.
Esse método é considerado mais rápido do que a preparação em panelas convencionais e permite que a preservação do sabor do alimento. Confira detalhes de como cozinhar pinhão neste link.