Muitos não sabem, mas o azeite possuí uma capital mundial, a cidade de Jaén, na Espanha, é conhecida por fabricar os melhores azeites do planeta.
A qualidade dos azeites acima da média é fruto de uma ideia que teve início há cerca de 20 anos, quando a marca Oro Bailén passou a colher a azeitona antes do que era previsto, mais especificamente durante o mês de outubro.
Antes, os produtores esperavam mais um mês para colher a azeitona já madura, com mais suco e, com isso, ter mais azeite em volume.
O novo foco, porém, é colher as azeitonas no momento que começam a ficar maduras. Assim, consegue-se um azeite de mais qualidade, com um sabor concentrado e mais marcante do que aquele com a azeitona já madura, um pouco passada.
Mas não é apenas isso que influencia na qualidade do azeite, a forma como a fruta é colhida também contribuí para seu sabor.
Ao Paladar, José Dante Gonzales, dono da Oro Bailéneles, contou que levam apenas duas horas entre a retirada da azeitona de seu galho até o momento que um imenso tubo começa a ser abastecido com o azeite. É essa rapidez que garante que o suco ficará com um sabor mais fresco, tornando o azeite mais saboroso.
Para saber mais sobre o azeite da região de Jaén, na Espanha, leia a matéria.
Receitas testadas e aprovadas
O Paladar tem uma série de receitas testadas e aprovadas que podem ser replicadas em casa. Confira sugestões e dicas de pratos deliciosos aqui.