As festas juninas acompanham o mês de junho e podem até se estender a julho, com as chamadas festas julinas. Essas festas envolvem comida típica, reuniões familiares descontraídas, músicas tradicionais e bandeirinhas espalhadas pela cidade. Embora alguns aspectos sejam semelhantes em todo o país, outros variam conforme a região, especialmente as receitas oferecidas.
Região Sul
A culinária típica das festas juninas do Sul é especialmente lembrada pelo quentão, que inclui vinho entre os ingredientes. E isso remete a raízes históricas, pois os preparos são influenciados pela culinária alemã, polonesa e portuguesa, mostrando que a gastronomia é diversa na região. Além do quentão, o bolo de pinhão também é uma receita popular do Sul nessa época. Veja receitas juninas de cada região do país.
Bolo de Pinhão
A chef Cláudia Genaro compartilhou com o Paladar esta receita que possui um ingrediente versátil: o pinhão. O preparo é complementado com passos que incluem leite integral, ovos, farinha de trigo, canela em pó e mais. Veja a receita completa aqui.
Vinho quente
O tão famoso quentão pode ser preparado em casa. Antes de terminar completamente o preparo, acrescente as maçãs picadas no caldeirão e aqueça apenas até surgir fervura pra complementar a finalização. Veja a receita completa aqui.
Além do Sul: região Sudeste
O Sul se diferencia de outras regiões ao oferecer pratos em festas juninas influenciados pelas culinárias de outros povos. Essa característica única se estende para a região Sudeste, mas em outro contexto: é comum encontrar lanches nas festas juninas, como o cachorro-quente e pães recheados com carne louca ou pernil, com sanduíches sendo populares, diferente de outras regiões.
Ingredientes típicos das festas juninas
Embora existam essa diferenças regionais, uma coisa é certa: a maioria das receitas relacionadas as festas juninas envolvem a mandioca, o amendoim e o milho segundo o infográfico do Estadão, pois esses são os três principais ingredientes das festas independentemente da região. É da festa.