O aroma irresistível, coloração intensamente escura e sabor marcante do café são aspectos criados desde o cultivo, especialmente quando esses processos são conduzidos com qualidade. Além de tecnologia, máquinas e manuseios necessários, outros pontos, como o local, clima e botância, por exemplo, são cruciais para atingir um resultado excelente.
Esses fatores naturais são mais favoráveis em algumas regiões produtoras do que em outras, e por esse motivo elas são demarcadas com Indicação Geográfica. Segundo o artigo de Ensei Neto, isso significa que essas áreas apresentam condições altamente benéficas para o cultivo de café -e precisam ser destacadas.
Desafios e benefícios
Como mencionado anteriormente, um dos benefícios dessa demarcação é que as condições do local naturalmente contribuem para um cultivo de qualidade, o que não é comum em todas as regiões. Além disso, o selo proporciona o reconhecimento da região, com altas possibilidades de levar ao mercado grãos impecáveis.
Embora esses sejam aspectos positivos, existem alguns desafios. A obtenção da Indicação Geográfica depende de governos e prefeituras, por exemplo, o que torna esse processo longo. Quando conquistada, pode resultar em pouco ou nenhum retorno de investimento inicial, justamente porque o consumidor se depara com um preço mais elevado e precisa entender que aquele produto possui um diferencial -o que nem sempre acontece.
Regiões brasileiras com indicação geográfica
- Região das Matas de Minas
- Mantiqueira de Minas
- Região do Cerrado Mineiro
- Campo das Vertentes
- Sudoeste de Minas
- Região da Canastra
- Conillon do Espírito Santo
- Matas de Rondônia
- Norte Pioneiro do Paraná
- Montanhas do Espírito Santo Caparaó
- Região de Pinhal
- Região de Garça
- Alta Mogiana
- Sudoeste de Minas
Qual o melhor café moído e torrado do mercado?
Especialistas convidados do Paladar degustaram, às cegas, ou seja, com amostras identificadas apenas por números inicialmente, marcas de café moído e torrado disponíveis nas prateleiras dos mercados, avaliando cada uma em critérios de avaliação como corpo, aroma e sabor para eleger as opções de maior qualidade. Confira o resultado do teste no link.
Leia também:
Panqueca de café
Essa receita leva apenas 6 passos para ficar pronta. A sugestão é que você sirva a panqueca ainda quente com a combinação da sua preferência: mel, requeijão, manteiga ou ricota. Veja a receita completa aqui.
Além de experimentar a panqueca de café em casa, você pode explorar a versatilidade da bebida na cozinha com o mousse de espresso ou o bolo de chocolate com café.