Seja em um bolinho de tapioca com calda de goiabada, dadinho de tapioca, hambúrguer com couve e melado de cana, essas receitas têm em comum um ingrediente: o queijo coalho.
Um aspecto interessante dessas receitas é a combinação de sabores doces e salgados, que, por vezes, se mesclam. A versatilidade do queijo coalho na cozinha é um dos seus maiores destaques, algo em que os chefs também concordam.
A chef Marcile Medice, por exemplo, utiliza o queijo coalho no preparo de risotos. Já Rodrigo Levino, chef e proprietário do restaurante Jesuíno Brilhante, prefere usá-lo in natura, ralado em massas italianas ou como acompanhamento de tapiocas e bolos.
O profissional também menciona que esse queijo não é tão explorado na culinária, mas dá muito certo preparado na AirFryer, frito na manteiga e até no vapor, ampliando as possibilidades de pratos.
Leia também:
Para além de receitas, a chef cita que o queijo coalho também é um ótimo acompanhamento de vinhos, servindo com um petisco em meio a uma tábua recheada de outros ingredientes.
Reconhecendo um bom queijo coalho
Seja no meio da receita ou como acompanhamento, o queijo coalho não pode se desmanchar no derretimento e nem ter um aspecto borrachudo. Na verdade, esse queijo apresenta qualidade quando possui leve sabor de leite e uma textura agradável, sendo macio por dentro e crocante por fora.
O melhor queijo coalho
Esses aspectos foram discutidos por especialistas durante o teste para descobrir qual é a melhor marca de queijo coalho do mercado. Entre provas e avaliações, a Tirolez recebeu o Selo Paladar de campeã.
A marca apresentou um alimento sabor de leite agradável, boa textura e ainda se garantiu na boa aparência. A Polenghi conquistou o segundo lugar e a Sol Brilhante fechou o pódio da classificação. Veja o teste completo.
Tudo sobre queijo coalho
Se você gosta de queijo coalho, pode acessar a matéria de Luigi Di Fiore para entender sobre esse alimento, como a sua produção, os rótulos da embalagem desse queijo, o melhor método de conservação, como harmonizar e muito mais. Clique aqui para acessar o conteúdo completo.