A beterraba é um tubérculo de coloração rosa vibrante que conquista pela textura firme, sabor levemente adocicado e, claro, beleza, já que traz ainda mais cor para os pratos. O alimento vai bem em diversos preparos, tanto doces quanto salgados. Mas, para variar um pouco e sair da mesmice das saladas, o Paladar separou algumas receitas com beterraba que são diferenciadas.
Antes de conferir esses pratos, porém, que tal descobrir por que você deveria incluir essa raiz na alimentação? Veja abaixo:
Benefícios da beterraba
Ao Paladar, a nutricionista Andrea Ferrara, da clínica Bottura, explicou os benefícios da beterraba e como ela pode ser boa para o organismo. Segundo a especialista, o alimento é rico em nutrientes e tem compostos que ajudam na ação antioxidante e anti-inflamatória.
Os nitratos presentes nesse tubérculo se transformam em óxido nítrico no corpo, melhorando a circulação, reduzindo a pressão arterial e aumentando a energia, além de levar mais oxigênio para os músculos e o cérebro. Além disso, por ser rica em fibras, a beterraba também auxilia na digestão.
Já as betalaínas, responsáveis pelas cores intensas da beterraba, têm ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e na prevenção de doenças.
Agora que você já sabe os benefícios do alimento para saúde e as vantagens de tê-lo em sua cozinha, confira três receitas diferentes com beterraba.
Ravioli de beterraba
O ravioli de beterraba é a escolha perfeita para quem quer impressionar com uma massa deliciosa e diferente no almoço. O prato é fácil de preparar e encanta pelo sabor e pela cor. Veja a receita completa.
Almôndega de beterraba
Mais uma opção de receita com beterraba, este preparo vegetariano tem o alimento como um dos ingredientes principais das almôndegas. É uma ótima escolha para diversificar o cardápio. Veja a receita completa.
Tartar de beterraba
Uma sugestão de tartar sem carne, essa um das receitas com beterraba mais criativas. É ideal para servir como entrada ou aperitivo. Veja a receita completa.