Uma iniciativa da SerTãoBras, núcleo que reúne produtores de queijo ao redor do Brasil, em parceria com o Mundial do Queijo do Brasil (que começa no dia 11) tem promovido uma troca entre queijeiros e chefs de cozinha para a criação de alguns pratos exclusivos e limitados.
“A ideia foi promover um ‘match’ entre produtores de queijo artesanal da nossa associação e chefs de cozinha”, explica a diretora da associação, idealizadora da iniciativa e produtora do Capril do Bosque, Heloisa Collins.
Os profissionais participantes da iniciativa receberam queijos artesanais e, desde o dia 4 até o dia 14 de abril, os têm utilizado em pratos diferentes que integram temporariamente o cardápio de 13 restaurantes espalhados pela cidade de São Paulo.
Entre os restaurantes que formam essa edição do Roteiro Gastronômico em São Paulo encontra-se o Bambu, que oferece um gnocchi de batatas em funduta com queijo meia cura trufado com presunto de parma; o Cora, com um gelato de queijo canastra cordilheira acompanhado de goiabada cremosa; e o Mesa III, que incorpora queijo coalho ao ravioli de banana nanica com castanha do Brasil.
O Bosco também entra no roteiro com um sorrentino de queijo meia cura com figos grelhados em vinagre balsâmico e manteiga de tomilho; o Clementina oferece uma tábua com mix de queijos; o Cuia, um nhoque de banana-da-terra com molho de castanhas e queijo raiz de sol; e o Jacarandá, uma milanesa fugazzeta de queijo cuestinha e cebola tostada servida com salada de tomate assado, mix de ervas, chimichurri e ricota defumada.
Confira os pratos dos demais participantes através da matéria ‘Deu match em São Paulo: um beijo por um queijo’, por Débora Pereira.