O Paladar convidou Marcelo Bergamo, professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, para testar e experimentar 5 receitas menos convencionais em uma airfryer.
Embora o eletrodoméstico seja popular para preparos com quantidades menores e clássicos como batata frita, o objetivo do teste era explorar sua praticidade e versatilidade ao máximo.
Para começar, a massa de semolina gratinada com manteiga e queijo, gnocchi alla romana, teve um resultado excelente, mostrando que a airfryer é eficaz para gratinados, graças ao ar quente vindo de cima.
A focaccia também ficou dourada e macia, com a dica de aumentar a temperatura nos minutos finais durante o preparo. O beignet francês de couve-flor, misturado a massa cremosa, teve um desempenho surpreendente, mesmo apenas com fios de azeite entre os ingredientes.
Apesar do desafio, o bife de chorizo ficou suculento depois do acréscimo de uma crosta de ervas, manteiga, alho, pão e parmesão, além de 10 minutos em potência máxima para finalizá-lo. Por fim, o bolinho indiano malai kofta foi outra receita que agradou em sabor e cozimento, apesar da textura diferente do preparo original.
Em resumo, a airfryer pode ser uma aliada para inovar a forma de fazer os alimentos, desde que seja utilizada corretamente e as receitas sejam adaptadas conforme necessário (e se necessário). Confira detalhes no conteúdo completo de Cintia Oliveira.
A melhor Airfyer do mercado
Está em dúvida de qual panela elétrica comprar? O Paladar testou as marcas mais comuns de airfryer disponíveis nas lojas, e a vencedora se destacou ao oferecer as melhores receitas de batata frita e frango frito.
Ela conseguiu simular com sucesso a fritura em óleo, proporcionando batatas crocantes por fora e macias por dentro, além de um frango a passarinho suculento, com uma casquinha deliciosa. Veja a classificação completa.