O Kombucha tem se popularizado muito nos últimos anos por suas diversas características, dentre elas sua textura gasosa, ácida e adocicada, que se assemelha a um ‘refrigerante natural’ e agrada muitos adeptos de dietas mais saudáveis.
Feita a partir da fermentação por uma cultura de bactérias e leveduras, essa bebida pode levar qualquer tipo de chá (Camelia sinensis), mas outras infusões, como o mate, que também funcionam. Há ainda quem faça com café ou hibisco.
O kombucha pode ser encontrado pronto nos supermercados, mas também pode ser feito em casa da forma tradicional, que além de ser mais barata, também é mais divertida.
Para fazer a bebida em casa são poucos os ingredientes necessários. Confira:
- 1 litro de água mineral
- 5 g de folhas de chá ou mate
- 50 g de açúcar cristal
- 1 mão de kombucha
- 100 ml de kombucha pronto
Leve a água ao fogo, quando ferver, adicione o chá, tampe e espere 5 minutos. Depois, coe, junte o açúcar enquanto ainda está quente, misture bem para dissolver e coe em filtro de café (usado só para isto), tampe e guarde a bebida coada na geladeira em vidro tampado e consuma em uma semana, que é o tempo para ter outro lote.
Você pode também usar o kombucha para preparar como base para outras receitas como o kombucha de mate sabor flor de sabugueiro.Após o preparo, o ideal é deixar a mistura descansar por uma semana. Após esse período, o kombucha deve ser consumido em até uma semana. Para conferir o passo a passo de como preparar a bebida sem erros, veja a receita completa aqui.