Intestino e cérebro são dois órgãos com grande correlação de funcionamento e isso foi bem apontado em um estudo recente publicado pela revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews, que afirma que o consumo de alimentos fermentados auxiliam na saúde mental.
Um desses alimentos é o iogurte. É fácil encontrá-lo pronto à venda nos supermercados, disponível em diversos formatos, marcas e sabores, mas fazê-lo em casa também é uma opção, ainda mais para quem quer evitar o consumo de conservantes e outros aditivos.
O chef Raphael Vieira, do 31 Restaurante, compartilhou uma receita de iogurte caseiro que leva apenas leite e limão, e você pode conferir o passo a passo completo aqui.
O que o iogurte ajuda na saúde?
De acordo com cientistas, comidas e bebidas enriquecidas com bactérias probióticas promovem maior concentração de micro-organismos benfeitores no cólon, a região intestinal, criando, assim, um ecossistema harmônico. O intestino saudável, por sua vez, favorece maior liberação de neurotransmissores como a serotonina, responsável por regular o humor, impactando a saúde mental, conforme afirma a nutricionista Lara Natacci na matéria ‘Alimentos fermentados despontam como aliados do cérebro; veja em quais investir’, por Regina Célia Pereira.
Outros alimentos fermentados para inserir na alimentação
Além do iogurte, existem outros alimentos fermentados que compõem a lista de benfeitores à saúde, como kefir, hortaliças em conserva - como o kimchi, por exemplo -, kombucha, pães de fermentação natural e vinagre.
Mais receitas
O Paladar conta com um caderno que reúne inúmeras receitas para todos os momentos, de bebidas, sobremesas, pratos principais, lanches, petiscos e muito mais. Confira aqui.