O universo dos vinhos é conhecido por conter produtos de alto custo, e, por existirem diferentes estilos da bebida, muitas vezes os consumidores ficam com muitas dúvidas sobre o que justifica tais preços, inclusive no Brasil.
Para a coluna de Suzana Barelli, Felipe Galtaroça, CEO da consultoria Ideal BI, esclareceu que há diversos fatores por trás doinho que o tornam mais caro, que nem sempre estão ligados diretamente com a produção, mas o contexto que o envolve.
Ele menciona o baixo consumo percapta e as altas taxas nos tributos como exemplos que definem o preço do vinho no Brasil. Além disso, outros fatores, como impostos, (nesse caso, o Imposto de Renda Rural), também entram como adicionais.
Ou seja, o valor de um vinho não tem a ver apenas com o amadurecimento da bebida, ingredientes usados ou equipamentos investidos, mas sim também considera outros quesitos de mercado.
Exemplos de vinhos caros
O safra 1917 do Château Margaux e o Cheval Blanc 2019 são dois exemplos de vinhos que se encaixam nesse alto preço e fatores. O primeiro é vendido por R$ 10.990 na World Wine, enquanto o segundo por R$ 19.460, na Mistral, respectivamente. Leia o conteúdo completo.
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