Em Belém do Pará faz parte da tradição natalina servir bacalhau cozido em leite de coco ou em leite de castanhas ao lado do peru e do tender.
Mas a história do prato na família do chef Thiago Castanho começou há apenas dez anos. Na época, ele tinha quinze anos e trabalhava como entregador de pizzas – para sustentar a família, o pai havia montado uma pequena pizzaria quando os negócios no depósito de bebidas deram errado.
Seu Francisco preparava as pizzas com a ajuda da mulher, Carmem, e os meninos, Thiago e Felipe, se encarregavam da entrega. Trabalhavam todos os dias. E na noite de Natal, estavam os quatro na pizzaria. “A gente estava muito duro e não tinha dinheiro para comprar peru, então, meu pai comprou dois frangos assados e colocou na mesa”, conta Thiago. “E antes de comermos, ele disse que estávamos passando dificuldade, mas o que importava é que a família estava muito mais unida. Foi um momento emocionante”.
No ano seguinte, seu Francisco já havia inaugurado o Remanso do Peixe e as coisas começavam a melhorar. “Na noite de Natal, meu pai preparou o bacalhau com leite de coco – e desde então este prato ficou marcado no Natal da família”.
Ingredientes
- 1,6 kg de lombo de bacalhau
- 100g de cebola picada
- 20g de alho picado
- 100 ml de azeite
- Salsinha
- Tomate
- Abobrinha
- Quiabo
- Cenoura baby
- Maxixe
- 2 litros de leite de coco fresco
- 400g de aparas de bacalhau
- 1 cebola grande em cubos
Preparo
- 1.Leve o leite de coco fresco ao fogo com as aparas de bacalhau e a cebola em cubos. Cozinhe por 20 minutos, retire os ossos das aparas e reserve.
- 1.Acomode o lombo de bacalhau com a pele para cima numa assadeira de ferro com a cebola, o alho e os legumes cortados.
- 2.Regue com o leite de coco de bacalhau e o azeite.
- 3.Leve ao forno aquecido a 180°C e asse por 15 minutos.
- 4.Retire do forno e junte as ervas (chicória e salsinha) rasgadas com a mão.
+ Receitas de bacalhau para fazer na Páscoa ou no Natal