Essa receita prática de bananinha da chef Giuliana Cupini é perfeita para aproveitar aquelas bananas que você deixou amadurecer durante a semana e ficaram mais maduras do que a sua preferência. Para a chef, quanto mais maduras estiverem, melhor e mais doce será o sabor do resultado final.
Confira como fazer esse quitute em casa, e ainda deixar uma casquinha crocante de açúcar por cima.
Ingredientes
- 12 bananas nanicas maduras (aproximadamente 900g)
- 2 xícaras, ou 360 g, de açúcar refinado
- Suco de 1 limão espremido
- 1⁄4 de xícara, ou 60 g, de água
Preparo
- 1.Coloque as bananas em um liquidificador e bata até obter consistência cremosa, como a de um purê.
- 2.Transfira para uma panela, adicione o açúcar, misture bem e só então ligue o fogo. Mexa durante todo o preparo.
- 3.Quando o doce atingir uma coloração marrom claro, adicione o limão e continue mexendo.
- 4.Quando o doce engrossar e ficar marrom escuro, adicione a água e continue mexendo até desprender do fundo da panela. A cor do final deve ficar em um tom de marrom bem escurecido.
- 5.Coloque o doce em uma forma untada com óleo ou revestida de papel manteiga.
- 6.Espalhe o doce de forma uniforme e deixe esfriar por pelo menos 4 horas em temperatura ambiente para que fique firme na hora de cortar.
- 7.Retire o doce da assadeira e apoie em uma tábua para cortar. Caso tenha usado o papel manteiga, retire-o antes de cortar o doce.
- 8.Com o auxílio de uma faca grande sem serra, corte quadradinhos ou pequenos retângulos do doce ou use um cortador de alumínio para fazer outros formatos.
- 9.Passe os doces no açúcar cristal ou refinado. E você também pode passar na paçoca esfarelada, coco ralado, aveia ou granola triturada, chocolate ralado ou banhar os doces com chocolate ao leite ou com teor mais intenso de cacau.