Batata ao murro é um clássico em Portugal. A batata é cozida, escorrida e levemente “esmurrada”, quer dizer, apertada até rachar. Dizem que os portugueses inventaram a receita sem querer, quando preparavam batatas novas, recém-colhidas, muito macias, que rompiam com um leve toque. Como por aqui é difícil saber se a batata é jovem ou não, a saída é usar batatas bolinhas…Ficaram ótimas, passadas no azeite com alho e acompanhadas de alcaparras e azeitonas. Fazem belo par com assados. Mas não vá esmurrar a batata de verdade, se usar muita força, ela pode despedaçar. Depois de cozida, basta apertar com firmeza, ela se abre.
Ingredientes
- 1 kg de batatas bolinhas com casca (aproximadamente 20 batatinhas)
- ½ xícara de azeite
- 2 dentes de alho descascados e cortados ao meio
- ½ xícara de salsinha fresca picada
- 8 azeitonas pretas sem caroço fatiadas
- 4 colheres (sopa) de alcaparras lavadas e escorridas
- Sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Ponha as batatas para cozinhar em uma panela com água e uma colher (sopa) de sal. Escorra quando estiveram macias (aproximadamente 20 minutos).
- 2.Ponha as batatas em uma tábua e aperte pressionando até que cada batata se rompa.
- 3.Ponha o azeite e o alho em uma frigideira e ligue o fogo, Quando o alho começar a chiar, tire da panela e ponha as batatas. Mexa para pegarem o gosto do azeite
- 4.Acrescente a salsinha, as alcaparras, misture. Por último ponha as azeitonas, mexendo delicadamente para não tingirem as batatas.
- 5.Tempere com sal grosso e pimenta, tire do fogo e sirva em seguida.