A tão sonhada batata frita crocante e sequinha não é impossível. Com os utensílios corretos e alguns truques, é possível prepará-la de forma fácil, garantindo um resultado saboroso e nada encharcado de gordura.
Para explicar o processo, o Paladar convidou o chef Maurício Lopes, professor de habilidades básicas de cozinha na Universidade Anhembi Morumbi. Uma das principais dicas é: fuja das toalhas de papel e assemelhados, pois elas não vão conseguir absorver o óleo da batata com a eficiência e a rapidez necessárias. Outro ponto importante é fritá-la em dois momentos diferentes - o primeiro é um "choque térmico", que pré-cozinha a batata e garante a crocância almejada.
Ingredientes
- Batatas inglesas grandes
- Óleo de soja
Preparo
- 1.Corte e as batatas verticalmente, deixando-as em palitos finos.
- 2.Aqueça o óleo com uma temperatura entre 120ºC e 140ºC. Coloque um punhado de batatas, cuidando para os palitos não ficarem grudados uns nos outros. Frite-os por alguns minutos, retirando-os antes de corarem.
- 3.Escorra as batatas em uma peneira de metal. Repeta o processo até terminar todas as batatas.
- 4.Aqueça o óleo novamente em temperatura de 180ºC. Coloque novamente as batatas que passaram pelo processo de "pré-fritura", deixando-as dessa vez até atingirem a cor desejada.
- 5.Retire as batatas e escorra-as novamente na peneira. Salgue a gosto e sirva.
Veja quais pratos ficam bem harmonizados com batata frita:
+ Lanche recheado com linguiça, queijo prato e molho à vinagrete
+ Stoofvlees, guisado delicioso de carne bovina cozido na cerveja belga
+ Hambúrguer de grão-de-bico com creme de cebola
+ Bauru