A pimenta-de-macaco já foi muito usada no Brasil, tanto como condimento, quanto como medicamento. Foi, no entanto, substituída pela pimenta-do-reino, exótica. Saiba mais sobre condimento que existe em profusão no Brasil.
Mas é ótima para perfumar bolos de especiarias combinadas com outros condimentos como cardamomo, noz-moscada, cravo, canela, gengibre em pó, assim como tantas outras especiarias brasileiras, como cumaru e puxuri. E misturados com doce, como o recheio de goiabada do biscoito. Conferem sabor intrigante entre especiarias e pimenta.
Ingredientes
- 1,2 kg de manteiga sem sal
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de semolina fina
- 1 pitada de sal
- 1/3 de xícara de açúcar
- 7 colheres (sopa) de água(100 ml)
- 2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
- 1 colher (chá) de raspas de limão
- 130g de goiabada cortada em 25 pedacinhos
- 1 colher (sopa) de grãos depimenta-de-macaco
Preparo
- 1.Derreta a manteiga e espere esfriar.
- 2.Misture, numa tigela, a farinha, a semolina, o sal e o açúcar. Junte a manteiga derretida e misture com um garfo. Cubra e deixe repousar por 6 horas em temperatura ambiente.
- 3.Misture a água com a água de flor de laranjeira e as raspas de limão e despeje aos poucos sobre a massa.
- 4.Trabalhe com a ponta dos dedos apertando até que fique homogênea, sem sovar. Deixe repousar por 15 minutos, divida em 25 porções.
- 5.Empane cada quadradinho de goiabada na pimenta-de-macaco.
- 6.Abra cada porção de massa, recheie com a goiabada empanada na pimenta, feche e molde na forma.
- 7.Bata a forma na beirada da mesa ou da pia para desenformar. Se não tiver um molde, use uma xícara pequena, aberta e rasa e enfarinhe bem a massa, pois terá que desenformar na mão sem bater a xícara. Ou molde nas mãos e faça um desenho por cima com um garfo.
- 8.Coloque numa assadeira sem untar, leve ao forno médio pré-aquecido e deixe assar por 20 a 30 minutos ou até que fiquem firmes e ligeiramente dourados no fundo. Polvilhe açúcar de confeiteiro, espere esfriar e Nhac!