A fórmula básica do bolo chiffon, segundo a enciclopédia Oxford Companion to Food, consiste em misturar separadamente os ingredientes secos, os líquidos (óleo, gemas, água e o elemento de sabor), além de bater as claras em neve. Nessa versão do livro Comida Cheia de História, da colunista Patrícia Ferraz, é o suco de mexerica (que pode ser substituído pelo de laranja) que dá sabor a à massa desse bolo fofinho, leve e aerado. Confira a receita.
+ O bolo mais fofinho do mundo: truques para fazer o bolo chiffon perfeito
Ingredientes
- 160g de gemas
- 300g de açúcar
- 100 ml de óleo vegetal
- 225g de farinha de trigo
- 10g de fermento em pó
- 3,5g de sal
- 160 ml de suco de mexerica (ou laranja)
- Casca ralada de duas mexericas
- 370g de claras
Preparo
- 1.Bata as gemas com 100g do açúcar até ficarem esbranquiçadas. Em seguida, vá colocando o óleo em fio sem parar de bater. Desligue a batedeira quando incorporar bem.
- 2.Em outro recipiente, faça uma mistura seca (farinha, fermento e sal).
- 3.Adicione o suco e as raspas da casca de mexerica à mistura da batedeira e mexa delicadamente com uma espátula. Em seguida, junte a mistura seca peneirada. Reserve.
- 4.Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal. Deixe-as bem espumosas e acrescente o restante do açúcar aos poucos. Vá aumentando a velocidade da batedeira até as claras ficarem firmes e cremosas.
- 5.Adicione um ⅓ desse suspiro à massa de mexerica e misture até obter uma massa lisa. Junte aos poucos o suspiro restante, misturando em movimentos suaves de baixo para cima.