Esse é um dos bolos mais antigos da história brasileira. Uma receita simples e familiar.
Fubá é a palavra que os africanos chamam a farinha de milho seco e moído e que foi acrescentada no vocabulário do brasileiro, como explica Caloca Fernandes em seu Viagem Gastronômica pelo Brasil (editora Senac). O milho foi espalhado pelos tropeiros, no século 18, durante o Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, e a colheita coincide com as festas juninas, daí a ligação do milho com as quermesses.
Bolo de fubá é coisa simples, com pequenas variações que levam erva-doce, goiabada e até queijo cremoso. Aprenda essa receita especial de Heloísa Bacellar que aprendeu a fazer esse quitite com sua vó.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1/3 de xícara (chá) de óleo vegetal
- 50g de manteiga
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de erva-doce
- 4 ovos, gemas e claras separadas
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Manteiga para untar
- Fubá para polvilhar
Preparo
- 1.Coloque o fubá, o leite, o açúcar, o óleo, a manteiga, o sal e a erva-doce numa panela média. Aqueça e, sempre mexendo com uma espátula, deixe no fogo por uns 10 minutos, até a massa ferver e engrossar e o fundo da panela aparecer. Retire do fogo e deixe amornar por uns 10 minutos.
- 2.Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com fubá 1 fôrma para grande para pudim ou 1 uma assadeira grande.
- 3.Bata as claras em neve até conseguir picos firmes, reserve.
- 4.Junte as gemas e o fermento à massa morna de fubá e misture até ficar homogênea. Em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore as claras em neve.
- 5.Despeje a massa na fôrma e asse o bolo por uns 40 minutos, até que esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Deixe esfriar e desenforme sobre um prato raso. Se quiser, polvilhe o bolo com um pouquinho de açúcar.