O brigadeiro é um docinho tipicamente brasileiro, e isso você já deve saber. Mas afinal, você sabe como e quando ele surgiu? É uma história mais interessante do que se imagina.
Antes de chegar na receita de chocolate com leite condensado, o brigadeiro levava ovos, leite, chocolate, manteiga e açúcar.
Até que em 1921, os brasileiros se deparam com uma latinha de leite condensado no mercado. Naquela época, tudo era motivo para se recorrer à novidade: substituir o leite materno dos bebês, enviar para soldados em guerra, enriquecer a dieta das crianças com nutrientes, etc.
Mas o brigadeiro em si surgiu como incremento a uma estratégia política, substituindo os famosos “santinhos”. Conta a história que em 1945, Eduardo Gomes, um brigadeiro militar, se candidatou à presidência do Brasil e o slogan da campanha foi: “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”.
Heloísa Nabuco de Oliveira – uma de suas eleitoras que ajudava na campanha –, teve então a ideia de oferecer docinhos, substituindo o material impresso de propaganda. Como na época o açúcar e o leite estavam escassos por causa da guerra, ela usou o leite condensado para fazer a receita. Todo mundo amou e passou a pedir por mais “doce do brigadeiro”.
Agora que você já sabe a origem de um dos seus doces prediletos, a chef confeiteira Fabiana Andrade tem a receita perfeita para você não errar na execução. Veja:
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 100 ml de creme de leite
- 100 g de chocolate em barra da sua preferência
- 200 g de chocolate granulado
Preparo
- 1.Coloque todos os ingredientes na panela e mexa com um fouet
- 2.Cozinhe em fogo médio até dar o ponto de brigadeiro de enrolar
- 3.Espere esfriar e depois enrole no chocolate granulado