A carne de panela com pinhão da chef Heloisa Bacellar fica deliciosa e é perfeita para um dia mais frio. Vai muito bem servida sozinha, acompanhada de arroz branco e farofa, ou mesmo com uma polenta cremosa. Antes de começar, não perca as dicas da chef para escolher, preparar e guardar o pinhão.
Ingredientes
- 200g de bacon em cubos pequenos
- 700g de maminha bem limpa em cubos de uns 2 cm (normalmente 1 peça, ou patinho, coxão mole ou coxão duro, acém ou raquete)
- 1 cebola grande em cubos pequenos (180g)
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo (18g)
- 1 xícara (chá) de cachaça (240 ml)
- 4 tomates, sem pele e sem sementes, em cubos pequenos (500g)
- 1 litro de água fervente (aproximadamente)
- 1 folha de louro
- 2 xícaras (chá) de pinhão cozido e sem casca (400g ainda cru)
- 3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (3 ramos)
- Óleo vegetal
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
- 1.Numa panela grande comum, ou na panela de pressão, doure o bacon na própria gordura. Descarte metade da gordura (guarde para outra preparação, como uma farofa), acrescente a carne, doure de todos os lados e passe para uma tigela. Regue o fundo da mesma panela com um fio de óleo, junte a cebola, espere murchar, misture o alho e deixe perfumar. Misture o açúcar, deixe começar a caramelizar, acrescente e acrescente a cachaça e mexa para soltar o que estiver colado no fundo da panela.
- 2.Junte o tomate, a carne com os sucos que estiverem na tigela, o louro, cubra com a água e acrescente umas 2 colheres (chá) de sal. Diminua o fogo quando ferver e cozinhe por mais ou menos 2 horas, até que a carne esteja macia (espete com um garfo pra testar e, se perceber que o caldo começa a secar, junte água de meia em meia xícara) ou, por mais ou menos 1 hora e 15 minutos se for na panela de pressão. Junte o pinhão e deixe no fogo por mais uns 30 minutos, até que tudo esteja macio.
- 3.Ajuste o sal e a pimenta, misture as ervas, passe pra uma travessa funda e sirva com arroz, farofa ou com polenta cremosa.