Quem disse que comida francesa e pé de moleque não podem se juntar? Na Zestzing, a chef Claudia Rezende brinca com essa mistura. “O que mais adoro nas festas juninas é do pé de moleque. Incrementei meu croissant de amêndoas com paçoca e pé de moleque. Os franceses não tem essas guloseimas, mas a mistura ficou uma delícia”, conta Rezende.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) (22 g) de açúcar
- 3 colheres (sopa) (45 ml) de rum claro (opcional)
- 1/2 xícara (120 ml) de água
- 100 g de açúcar
- 100 g de farinha de amêndoa
- 1/8 de colher (chá) (1 g) de sal
- 1/2 xícara (100 g) de manteiga sem sal gelada, em cubos
- 1 ovo grande (140 g)
- 8 croissants (480 g), amanhecidos
- 70 g de amêndoa crua, laminada
- 1/3 de xícara (50 g) de açúcar confeiteiro, ou a gosto
- 240g de paçoca
- 1 porção de pé de moleque
Preparo
- 1.Comece pelo xarope. Numa panelinha, misture duas colheres de sopa de açúcar, três colheres de sopa de rum claro e 1/2 xícara de água e deixe ferver por cerca de 1 minuto, apenas até o açúcar se dissolver. Reserve para esfriar.
- 2.Depois, parta para o creme de amêndoa. No processador ou liquidificador, junte o açúcar, a farinha de amêndoa, o sal e a manteiga e bata para misturar.
- 3.Junte o ovo, batendo bem para incorporá-lo, e reserve na geladeira até o momento de usar.
- 4.Para finalizar, corte os croissants ao meio no sentido longitudinal, coloque-os numa assadeira com o lado do corte para cima e pincele o xarope para umedecer um pouco.
- 5.Distribua o creme de amêndoas internamente em um dos lados e esfarele um pacote de 30gr de paçoca, depois feche e coloque o creme sobre o croissant. Polvilhe pé de moleque quebrado com um rolo de macarrão e leve ao forno preaquecido a 180°C por 10 a 12 minutos, ou até dourar. Retire do forno, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.