A palavra “empanada” significa “encerrar um alimento em massa ou pão para depois ser assado”. O próprio nome remete a um alimento para se consumir nos campos ou durante viagens. Tradicional em muitos países como Espanha, Portugal, Filipinas e outros, credita-se que sua massa foi criada para embrulhar outros ingredientes, no intuito de conservá-los por mais tempo.
Por ser um grande suceso em diversos lugares, existem diversas versões das empanadas. Na Argentina, normalmente são servidas com carne picada, azeitonas, passas e ovos cozidos. Já no México, é comum ver empanadas fritas e recehdas com queijo, frango ou outros ingredientes.
Essa prato frequentemente consumido como lanche ou um tipo de refeição rápida, por ser algo de tamanho ligeiramente pequeno e de alto grau de sustância.
Sua origem se deu na antiga Grécia e, na medida em que foi se espalhando pelo mundo, vieram novas adaptações. As empanadas servidas nas Américas são as melhores, pois contam com sabores diversos. Por isso, o Paladar conversou com o chef Chico Mancuso, do Rincon Escondido, que nos contou a sua forma toda especial de preparar esse prato. Confira:
Ingredientes
- 500 g de acém
- 24 unidades de azeitona sem caroço
- 2 ovos cozidos
- 2 cebolas grandes
- 1 maço de cebolinha
- 1 pimentão vermelho grande
- 1 colher (café) de páprica doce
- 1 colher de pimenta calabresa
- 1 colher (café) de cominho
- 125 ml de caldo de legumes
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 500 g de farinha de trigo
- 75 g de banha suína
- 240 ml de água morna
- 1 colher de chá de sal
Preparo
- 1.Corte a carne em cubos pequenos e reserve.
- 2.Pique em cubos pequenos a cebola, a cebolinha e o pimentão.
- 3.Coloque o azeite na frigideira e refogue os vegetais, até ficarem macios.
- 4.Sele a carne com os vegetais rapidamente. Assim que a cor da carne mudar, desligue o fogo e reserve. É necessário que a carne fique mal passada.
- 1.Despeje a farinha de trigo e abra um espaço no meio, com formato de coroa.
- 2.Coloque sal dentro da água morna e deixe dissolver. Quando acabar, reserve.
- 3.Coloque a banha suína derretida no meio da coroa de farinha e adicione um pouco da água morna com sal e comece a sovar e fora para dentro.
- 4.Vá agregando água aos poucos, mas dependendo da umidade e temperatura pode não ser necessário utilizar toda a água.
- 5.Junte todos os ingredientes até que se forme um bolo e comece a sovar por, aproximadamente, 10 minutos - até que se forme uma massa homogênea e lisa.
- 6.Cada disco deve ter aproximadamente 30 g.
- 7.Uma vez divididos, forme pequenas bolinhas uniforme e, com a ajuda de um rolo de macarrão, abra até formar um disco de 12 cm.
- 8.Deixe descansar por 1 hora na geladeira.
- 9.Com tudo pronto, vamos começar a fechar as empanadas. Escolha o “repulgue ou belisco” (formato do fechamento) que seja mais fácil.
- 10.As empanadas podem ser fritas, assadas ou feitas na parrilla (grelha). O importante é que elas fiquem bem douradas.
- 11.Escolha o modo que mais lhe agrade e sirva.