Todo mundo só quer saber de tapioca. Mas você sabe de onde ela vem? Aquela massa branca comprada no mercado que já vem pronta para ir para a frigideira nada mais é do que polvilho de mandioca reidratado. Polvilho é amido de mandioca e pode ser obtido a partir da raiz crua em casa mesmo.
No vídeo a seguir, nossa colunista Neide Rigo ensina como fazer beiju de tapioca a partir da mandioca. Pode soar trabalhoso, mas os passos são muito simples: bater a raiz com água no liquidificador, coar para separar fibras do amido, deixar o amido decantar, usá-lo para fazer beiju de tapioca.
Seu navegador não suporta esse video.
É possível fazer o beiju de tapioca em casa a partir da mandioca crua. Aprenda como com a colunista do Paladar Neide Rigo
Ingredientes
- Mandioca, descascada
- Água
Preparo
- 1.Bata a mandioca em pedaços com água no liquidificador. (Use a quantidade de água que for necessária para triturar a raiz)
- 2.Coe em peneira bem fina - pode ser um coador de tecido, uma peneira bem justa, uma fralda, um pano de prato ou outro tecido tramado, ou até um saquinho de lavar roupas. Reserve a parte líquida.
- 3.Deixe o líquido descansar por aproximadamente 2 horas, ou o tempo necessário para que o amido decante e se separe da água.
- 4.Descarte a água. Coloque um pano de prato limpo pressionando sobre o torrão e deixe descansando por mais 1 hora para absorver a umidade.
- 5.Desfaça os torrões de polvilho com uma colher e passe-os por uma peneira.
- 6.Molde os beijus de tapioca na fridigeira e leve ao fogo até desgrudar do fundo. Recheie como preferir.
LEIA MAIS: + Infográfico Estadão: Os descendentes da mandioca