O fondue tem sua origem na Suíça, inventado durante a Segunda Guerra Mundial, decorrente da impossibilidade dos camponeses de regiões montanhosas na hora de procurar ingredientes, por conta do frio intenso e dos combates.
A palavra “fondue” é derivada do verbo “fundir”, que remete ao significado de “fundido” ou “derretido”. A noite está fria e você está procurando uma receita quentinha? Aprenda a fazer essa deliciosa fondue de queijo, receita diretamente do Chalezinho, localizado no Itaim, em São Paulo.
O chef Cristian Bauer nos contou o segredo da fondue perfeita, que é adicionar amido de milho para obter o ponto ideal. Aproveite!
Ingredientes
- 1 e 1/3 xícara de queijo emmental ralado grosso
- 1 e 1/3 xícara de queijo gruyère ralado grosso
- 2/3 xícara de queijo maasdam ralado grosso
- 3/4 xícara de vinho branco meio seco frutado (3/4 xícara)
- 2 colheres (chá) de kirschwasser - destilado de cerejas de origem alemã
- 1 colher (sopa cheia) de amido
- 1 pitada de sal
Preparo
- 1.Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, coloque o vinho branco, o amido e os queijos ralados grossos espalhados em uma panela de ferro esmaltada (mais indicado) ou uma panela que não grude no fundo tão fácil.
- 2.Em fogo brando e com uma espátula ou um fouet, vá mexendo até que os ingredientes comecem a se fundir.
- 3.Não deixe de misturar nem por um momento.
- 4.Acrescente uma pequena pitada de sal para destacar os sabores e quando a fondue estiver no ponto, bem homogênea e um pouco elástica, finalize com o Kirschwasser, misture e transfira para a sua panela de fondue.
Procurando fondues para dias frios? Confira esses: