Pão, carne e queijo: o sanduíche mais querido do mundo conquista pela simplicidade. O preparo de um bom hambúrguer exige cuidado, atenção aos detalhes e ingredientes de qualidade - além de uma montagem à altura. O manual do hambúrguer caseiro detalha todas as etapas necessárias para elaborar um bom hambúrguer artesanal, do tipo de pão ao preparo de molhos especiais. Bateu vontade de fazer o sanduba? Confira tudo o que você precisa saber para preparar o hambúrguer perfeito.
Blend
Um bom hambúrguer, é claro, começa pela carne. O blend é o protagonista do sanduíche, e pode ser feito com os mais variados cortes de carne. O importante é equilibrar a quantidade de carne e gordura na hora da moagem, misturando carnes magras com cortes mais gordurosos. O chef Fábio Lazzarini, da Intermezzo Carnes, dá a letra: o ideal é usar de 10 a 15% de gordura em um hambúrguer que vai para a chapa. Na grelha a proporção é diferente: o percentual de gordura deve subir para a casa dos 25%.
É claro que nem tudo é sobre carne: blends vegetarianos também são uma delícia. Separamos 5 receitas de blends de hambúrguer, incluindo opções vegetarianas, para você preparar em casa e montar um sanduíche delicioso.
Molde
Depois de preparar o blend, é hora de moldar a carne do seu hambúrguer. O tamanho do hambúrguer vai do gosto de quem faz, mas algumas regrinhas devem ser seguidas para acertar a consistência da carne. Eduardo Perrone, chef doa Meat Downtown Burgers, nos deu algumas dicas básicas para moldar seu hambúrguer caseiro, desde hambúrgueres tipo smash até hambúrgueres mais altos. E não precisa se preocupar: moldar um bom hambúrguer é mais simples do que parece.
Tempero
Tem gente que acha que não se deve temperar a carne do hambúrguer - ledo engano. O sal nos dois lados da carne dá conta do recado, mas não é a única maneira de temperar sua carne - pimenta-do-reino e ervas finas também rendem ótimos burguers. O chef Amilcar Azevedo nos deu algumas dicas de como utilizar temperos diferentes e deixar sua carne com um gostinho especial.
Pão
Não existe sanduíche sem pão, não é mesmo? Muita gente esquece da importância do pão na montagem do hambúrguer, mas o ingrediente é fundamental para um sanduíche equilibrado. Chamamos a padeira Helena Mil-Homens para dar 5 dicas preciosas para selecionar seu pão de hambúrguer, levando em conta fatores como sabor, consistência e tamanho. Afinal, ninguém quer um sanduíche que desmanche na primeira mordida, né?
Queijo
A escolha do queijo é uma etapa crucial na hora de montar seu sanduíche. O hambúrguer perfeito deve equilibrar os sabores da carne e do queijo de forma orgânica, sem excessos. Queijos como o cheddar e mussarela são clássicos e se tornaram queridinhos dos hamburgueiros, tanto pelo sabor quanto pelo fácil derretimento. Mas, às vezes, queijos menos convencionais funcionam tão bem quanto as escolhas mais manjadas. Pensando nisso, pedimos para o chef Fábio Bito nos contar os 5 melhores tipos de queijos para hambúrguer e detalhar as qualidades de cada um deles.
Chapa, frigideira ou churrasqueira?
Agora que o seu blend está pronto e devidamente temperado, chegou a hora de decidir: a carne vai para a chapa, frigideira ou churrasqueira? É claro que, em termos de praticidade, a frigideira sai na frente - todo mundo tem uma em casa. Mas não se engane: o método de cocção faz toda a diferença no preparo do hambúrguer, e cada uma das opções agrega uma qualidade diferente ao sabor da carne. O chef Fabio Lazzarini nos explicou as principais diferenças entre os três métodos, destacando as vantagens (e desvantagens) de cada um deles.
Acompanhamentos
Um bom hambúrguer se sustenta sozinho, mas acompanhamentos sempre são bem-vindos. Petiscos como palitos de queijos, onion rings e bolinhos de carne são ótimos complementos ao lanche, que vai bem com frituras em geral. Mas não tem jeito: a batata frita é a eterna companheira do hambúrguer. Presente em 99% das hamburguerias, uma boa porção de fritas complementa o lanche com perfeição - não é à toa que a combinação é um clássico. Pensando nisso, separamos 5 receitas de batatas fritas diferentes para você petiscar enquanto come seu hambúrguer caseiro.
Molhos
Quer dar um up no velho pão, carne e queijo? Maioneses e molhos podem ser uma ótima opção para dar aquele toque especial no sanduba - e são super fáceis de fazer. Mas cuidado: os molhos não podem roubar o sabor dos outros ingredientes. O chef Arthur Sauer, do Le Burguer, orienta: barbecue, catchups, mostardas, maioneses temperadas, molho de tomates ou mesmo relishes de pepino são bem-vindos, mas devem ser usados com cautela, sem exageros. Se você ficou com vontade de dar uma turbinada no seu hambúrguer, confira 5 receitas de maionese e 5 receitas de molhos especiais que selecionamos para deixar o seu hambúrguer ainda mais gostoso.
Erros comuns
Quem nunca errou na hora de preparar um hambúrguer? Seja na hora de moer a carne ou na montagem do sanduíche, um errinho pode fazer toda a diferença. Pensando nisso, chamamos o chef Gustavo Iglesias, dono do Bec Bar, que destacou os erros mais comuns no preparo de um hambúrguer - e deu dicas de como evitá-los.