Marinada é uma mistura usada para dar sabor e amaciar carnes - seja de boi, porco, frango ou peixe. Versátil, ela pode ter diferentes sotaques e definir a personalidade de um prato. Mas é sempre composta por três elementos: ácido (aqui, o suco de limão e a cachaça), temperos aromáticos (ervas, alho e cebola) e gordura (usamos o azeite de oliva).
Nessa receita, a chef Heloísa Bacellar, do Lá na Venda, aposta em sabores bem familiares e brasileiros para temperar a carne de porco. Você pode usar o corte suíno que mais gostar, basta se lembrar de ajustar o tempo de descanso da carne na marinada: 24 horas para cortes com até 2 quilos, podendo chegar a até 3 dias para peças com mais de 10 quilos. E lembre-se de tirar a carne da geladeira com antecedência - ela deve ir ao forno em temperatura ambiente.
Essa marinada vai ao forno junto com a carne e pode ser servida como molho.
Ingredientes
- 2 cebolas grandes em rodelas finas
- 1 maço de ervas: salsinha, cebolinha e manjericão
- 2 folhas de louro
- 4 dentes de alho
- Suco de 1 limão
- 1 e 1/2xícara (chá) de cachaça
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
- 1.Tempere os pedaços ou a peça suína com sal, pimenta e o suco de limão.
- 2.Regue o fundo de uma assadeira com azeite e acomode a carne.
- 3.Coloque por cima a cebola, as ervas, o louro e o alho.
- 4.Despeje a cachaça por cima e leve à geladeira. Deixe descansar de 6 a 12h.
- 5.Uma vez no forno (a carne deve estar em temperatura ambiente), regue a carne vez ou outra com a marinada.
VEJA MAIS: + Marinada de cachaça e ervas frescas para carne de porco + Marinada de iogurte e garam masala para frango + Marinada de saquê, missô e gengibre para peixes + Marinada de cerveja, tequila, mel e mostarda para frango ou peru + Marinada de leite e ervas para frango