A farinha de raspa é mais um produto da mandioca, ela é feita com as aparas secas em seguida trituradas.
Pelo fato de ser uma farinha crua e integral, tem comportamento diferente da farinha de mandioca de mesa, que é sempre torrada ou cozida nos tachos, com amido já gelatinizado. A farinha de raspa dá mais liga à massa, sem ser grudenta como o amido puro, pois tem o equilíbrio das fibras.
Ela pode substituir o trigo - daí vem seu outro nome “farinha de mandioca panificável” - em vários pratos e inclusive tem o mesmo aspecto – fininha e branca. Diferente da farinha de mandioca de mesa, conserva todo o amido original e, melhor que o polvilho que é o amido isolado, conserva todas as fibras sem ser granulada. Para fazer pão, já não é tão fácil, mas em pão de forma ou pães chatos como tortillas além de massas de biscoito e tortas pode substituir o trigo integralmente.
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de raspa
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 xícara de água fervente aproximadamente
Preparo
- 1.Coloque a farinha de raspa numa tigela, tempere com o sal e vá juntando a água aos poucos e mexendo com uma colher até conseguir grânulos úmidos. Espere amornar um pouco e amasse com as mãos até formar uma massa macia e modelável.
- 2.Faça um rolo, divida em 10 pedaços e faça bolinhas.
- 3.Aqueça uma chapa de ferro.
- 4.Ponha cada bolinha entre duas folhas de plástico e passe o rolo para abrir a massa até ficar um disco bem fino. Ou use uma prensa de tortilla (se tiver).
- 5.Tire o disco do plástico de um lado e, com a ajuda da mão espalmada, tire cuidadosamente a outra folha e ponha a massa na chapa quente.
- 6.Doure a massa dos dois lados e sirva como tacos com a cobertura que gostar – queijo fresco esmigalhado, abacate, tomate, carne moída, feijão bem temperado....