Existe uma infinidade de receitas de panqueca pelo mundo afora. Há desde as mais altas e fofinhas, como as panquecas americanas, até as versões mais fininhas, como o crepe francês. Mas quando se fala em panqueca no Brasil, a primeira imagem que vem à cabeça é daquela versão enrolada, que abriga recheio de carne e leva cobertura de molho de tomate e queijo - no melhor estilo comida de mãe. A receita simples é um dos hits da vitrine das duas unidades da rotisserie Petit Comité, comandada pela chef Rita Atrib na capital paulista. A seguir, ela ensina o passo a passo da receita.
+ LEIA MAIS: Panqueca, crepe, blinis, dorayaki: o que essas receitas têm em comum?
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 ovos
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (café) de sal
- 1 colher (café) de fermento em pó
- Manteiga ou óleo para untar a frigideira
- 1 kg de patinho moído
- 1 cebola média bem picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos ou espremidos
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 tomates bem picadinhos
- 3 colheres (sopa) de azeitona verde picada
- ½ xícara (chá) de água fervente
- 4 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
- 2 kg de tomates italianos maduros
- 2 cebolas
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Queijo parmesão a gosto
Preparo
- 1.Bata todos os ingredientes da panqueca até o creme ficar liso. Deixe descansar de 20 a 30 minutos em temperatura ambiente.
- 2.Com a ajuda de um papel toalha, unte uma frigideira de fundo plano com aproximadamente 20 cm de diâmetro e leve ao fogo médio.
- 3.Dê uma mexida na massa delicadamente. Despeje uma concha da massa na frigideira em movimentos circulares até cobrir todo o fundo.
- 4.Quando as bolhas começarem a aparecer e a panqueca soltar do fundo da frigideira, vire com uma espátula para dourar do outro lado.
- 5.Repita a sequência com o restante da massa, sempre untando o fundo de frigideira a cada disco.
- 1.Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite.
- 2.Acrescente a carne moída e refogue até dourar.
- 3.Salpique a farinha e mexa bem. Em seguida acrescente a água fervente. A ideia é dar uma pequena liga, para a carne ficar cremosa.
- 4.Junte os tomates e as azeitonas, mexa mais um pouquinho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, acrescente a salsinha e desligue o fogo. Reserve.
- 1.Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um.
- 2.Assim que a água começar a ferver, mergulhe os tomates e deixe cozinhar até a pele começar a soltar.
- 3.Escorra os tomates e, a partir do corte em x, puxe e descarte a pele.
- 4.Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Se preferir um molho mais rústico, bata no liquidificador acionando a função pulsar por algumas vezes. Porém, se preferir mais liso, bata normalmente.
- 5.Refogue as cebolas no azeite, junte os tomates batidos, tempere com sal e misture bem.
- 6.Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar até o molho ficar encorpado. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
- 1.Recheie as panquecas com aproximadamente 2 colheres (sopa) cheias do recheio, mas sem chegar às extremidades. Enrole bem justinho para que o recheio não caia, ou dobre as bordas para dentro antes de enrolar, como um “pacotinho”.
- 2.Cubra o fundo de um refratário com um pouco do molho de tomates, mas não exagere, se não as panquecas empapam. Transfira as panquecas, umas bem próximas umas das outras, mas sem apertar muito. Uma dica é colocar sempre com a emenda para cima, menos risco de abrir na hora de servir.
- 3.Regue as panquecas com o restante do molho e polvilhe queijo parmesão.
- 4.Leve ao forno preaquecido (180°C) por cerca de 20 minutos ou até gratinar.