Os meses de janeiro a março são os melhores para encontrar goiabas de mesa. Além disso, se você está em São Paulo, o acesso a essa fruta pode ser ainda mais fácil.
Isso porque o estado é o segundo maior produtor de goiaba. Para se ter uma ideia, a média de cultivo é de 195 mil toneladas/ano, que se distribuem em mais de 6 mil hectares.
Pensando nisso, por que não procurar algumas receitas novas para aproveitar a boa época das goiabas? Claro que os sorvetes de abacate, de chocolate com amêndoas, e de banana e doce-de-leite já devem ter prendido a sua atenção.
Porém, alguns dias pedem por picolés, que são um pouco mais leves e tão gostosos quanto os outros. Para te oferecer a melhor experiência, a chef confeiteira Bianca Mirabili, do restaurante Evvai, criou uma nova receita de picolé de goiaba.
Tudo o que você vai precisar são 15 minutos para preparar a receita e mais 8 horas de paciência para esperar o picolé congelar. Garanto que vale a pena! Agora vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- 3 goiabas bem maduras, sem casca
- 1 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de base fruta Fiumefreddo
- Suco de 1/2 limão-taiti
- Utensílios necessários: peneira, liquidificador, forma de picolé e palitos de picolé
Preparo
- 1.Em um liquidificador, bata as goiabas com a água até virar um suco. Em seguida, passe em uma peneira. Se estiver muito grosso, adicione mais um pouco de água.
- 2.Volte o suco para o liquidificador.
- 3.Acrescente o açúcar, a base fruta, o suco de limão e bata por, aproximadamente, 5 minutos.
- 4.Encaixe os palitos de picolé nas forminhas.
- 5.Despeje o líquido do seu picolé e bata as forminhas levemente, para que não fiquem com bolhas de ar.
- 6.Coloque no freezer e congele por, pelo menos, 8 horas.
- 7.Desenforme e aproveite!
- 8.Dica da chef: se quiser subir o nível do seu picolé, coloque uma folhinha de dill quando servir. A combinação parece inusitada, mas pode confiar que funciona!