O doce que antes era chamado de Brisas do Lis e era feito com amêndoas em Portugal, quando chegou ao Brasil, virou quindim pelas mãos das escravas que tinham vindo de povos africanos, que usaram o coco em vez do primeiro ingrediente.
Para quem nunca experimentou, o quindim é tão cremoso e aveludado, que parece que vai leite condensado na receita, mas não se engane, não vai. Na verdade, apenas 4 ingredientes são necessários para fazer o doce: manteiga, gemas, açúcar e coco.
Se você nunca provou, vale a pena fazer esta receita que pedimos para a chef Aline Guedes preparar. Porém, se você já havia comido, aconselhamos você a fazer também, pois aqui, você também encontrará algumas dicas para deixar seu quindim ainda mais gostoso e o modo de fazer fica ainda mais fácil.
Ingredientes
- 40 g de manteiga integral sem sal
- 10 gemas
- 270 g de açúcar refinado
- 50 g de coco fresco ralado e bem fininho
Preparo
- 1.Derreta a manteiga em banho-maria.
- 2.Deixe esfriar.
- 3.Separe as gemas.
- 4.Peneire as gemas, se precisar passe a colher, mas bem levemente, para a película não ir junto e não ficar com gosto forte de gemas.
- 5.Adicione 250 gramas de açúcar, o coco e 25 gramas de manteiga sem sal.
- 6.Misture muito bem com uma espátula, mas sem bater.
- 7.Despeje o líquido em forminhas untadas com o resto da manteiga e do açúcar.
- 8.Cubra.
- 9.Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
- 10.Asse em banho-maria com água fria em um forno preaquecido a 160°C até que estejam dourados, após, aproximadamente, 1 hora. E, preste atenção: o tom dourado não é necessariamente sinal de que está pronto. Para ter certeza, faça alguns a mais para testar e ver o momento certo que seu quindim estará pronto para ser desenformado.
- 11.Desenforme ainda quente, porque a manteiga ainda vai estar quente.