O supplì é um clássico da culinária romana, um bolinho de arroz frito delicioso. Nesta versão vegana da chef Kamili Piccoli, do restaurante Piccoli, o bolinho é feito com risoto e linguiça vegetal. Crocante por fora e macio por dentro, é fácil de preparar e perfeito como entrada ou petisco, trazendo o sabor tradicional da Itália para sua mesa. Confira o passo a passo da receita vegana de bolinho de arroz com linguiça vegetal:
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de castanha de caju crua
- 2 xícaras de chá de água filtrada
- 1 xícara de arroz arbóreo
- ½ cebola branca
- 0,40 g de açafrão em estigmas
- Azeite para refogar
- 1 xícara de chá de vinho branco
- 3 xícaras de chá de caldo de legumes
- Sal a gosto
- Farinha de rosca (caso precise dar o ponto na massa)
- ½ cebola branca
- 250 g de linguiça vegetal cortada em cubinhos
- 1 xícara de chá de vinho tinto
- ½ maço de salsinha e cebolinha bem picado
- 12 folhinhas de manjericão
- ½ xícara de molho de tomate
- 1 lata de cerveja
- 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
- Sal e pimenta preta a gosto
- 300 g de farinha panko
Preparo
- 1.No liquidificador adicione a água e um pouco da castanha para bater e vá adicionando o restante da castanha aos poucos até obter um creme lisinho e levemente espesso
- 1.Pré-aqueça uma panela média, adicione o azeite e a cebola para refogar por 1 minuto e adicione o arroz, refogue bem para desidratar o arbóreo até que fique bem branquinho, isso leva cerca de 5 min mexendo bem para não queimar. Adicione o vinho e mexa até secar.
- 2.Adicione uma xícara do caldo, o açafrão e mexa até quase secar, tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione uma xícara do creme de castanha, uma do caldo e vá mexendo e adicionando ambos nesse mesmo processo até chegar no ponto al dente de risotto
- 3.Nesse momento, ele deverá estar com cremoso ainda, como se fosse servir o risoto, então, não deixe que seque totalmente na última rodada de caldo+creme.
- 4.Leve para esfriar em um recipiente largo e baixo, costumo fazer isso em uma assadeira retangular de bolo. Leve ao freezer enquanto estiver quente mesmo, se o recipiente não couber no seu freezer, deixe na geladeira mesmo, coberto com uma folha de papel alumínio ou plástico filme.
- 5.Quando estiver frio, iremos moldar essa massa em formato de quibe e rechear, caso esteja muito mole, adicione um pouco de farinha de rosca, mas o ideal é que tenha pouco ou quase nada de farinha.
- 1.Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto, adicione azeite e a cebola para refogar, depois de um minutinho adicione a linguiça e refogue bem, vá mexendo a panela pelo cabo para não usar espátula e acabar desfazendo a linguiça.
- 2.Adicione mais azeite para que tenha gordura suficiente para dar uma leve flambada quando adicionar o vinho, deixe o azeite aquecer por 30 segundos sem mexer na panela, e na sequência, adicione o vinho tinto e mexa a panela segurando no cabo.
- 3.Adicione o molho de tomate, a salsinha e cebolinha picadas e as folhas de manjericão, deixe secar um pouco o molho e o vinho, tempere com sal e pimenta preta a gosto e reserve em um recipiente na geladeira até que esfrie completamente para rechear os supli.
- 1.Em uma tigela misture com um fouet a farinha com a cerveja e o tempero até formar um creminho homogêneo
- 2.Molde os supli em forma de quibe, recheie, feche bem e empane um a um passando na massinha de farinha com cerveja e depois na farinha panko. Frite em imersão até dourarem bem. Sirva com a maionese de ervas (vide receita do salpicão)