Essa salada faz as vezes de prato principal nesse calorão, com a vantagem adicional de ser rápida de preparar, afinal, quem quer passar horas no fogão num dia quente?! Aproveitei as últimas mexericas da estação – ainda é possível encontrá-las, mas se tiver dificuldade ou preferir, use laranja bahia cortada em gomos.
Usei camarões grandes, que ficam bem na foto (e são os melhores) mas fique à vontade para escolher o camarão que preferir. O único cuidado é não cozinhá-lo demais, para que não fique borrachento. O preparo não tem segredo, mas fiz um vídeo que você pode conferir no Instagram do Paladar.
Ingredientes
- Folhas frescas variadas a gosto (usei alface romana, alface roxa e alface americana)
- 5 camarões grandes ou 10 menores
- 1 dente de alho picado
- 20 g de manteiga
- 10 ml de azeite
- Pimenta caiena a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Suco de ½ tangerina (ou laranja baía)
- Gomos de 1 tangerina (ou laranja baía)
- 50 ml de cachaça
- 1 talo de cebolinha picada
- ½ xícara de iogurte natural
- Pimenta caiena a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
- 1.Derreta a manteiga com metade do azeite em uma frigideira, ponha o alho picado e refogue rapidamente, sem deixar pegar cor.
- 2.Ponha os camarões na frigideira, tempere com um pouco de sal. Quando começarem a mudar de cor, vire para grelhar do outro lado.
- 3.Acrescente a cachaça e deixe cozinhar mais um pouco, até evaporar o álcool. Junte o suco de mexerica e cozinhe mais um pouquinho. Cuidado para não passar do ponto: ao todo, cozinhe o camarão por 3 ou 4 minutos aproximadamente.
- 4.Tire os camarões da frigideira e reserve o caldo – espere esfriar, antes de misturar com o iogurte.
- 5.Misture numa vasilha o iogurte, a cebolinha picada, o azeite restante, as duas pimentas, sal e o caldo da cachaça com tangerina já frio. Mexa bem.
- 6.Ponha as folhas no prato de servir, distribua os gomos de tangerina, os camarões e regue com um pouco de molho. Sirva com o molho restante à parte.