1.Limpe o salmão, retirando as espinhas, os cantos mais gordurosos (esbranquiçados) e a escama, se houver. Divida a peça em duas partes e ponha em uma assadeira com a pele para baixo.
2.Regue com o arak e deixe penetrar por dois minutos. Faça o mesmo com o limão.
3.Misture o açúcar, o sal, as sementes de erva-doce e a pimenta-do-reino. Reserve metade dessa mistura.
4.Usando a outra metade da mistura, tempere os dois filés do peixe, pressionado de leve para aderir bem à superfície.
5.Coloque metade das folhas de erva-doce (sem talos mais grossos) em um dos pedaços de salmão. Deite com cuidado o outro pedaço sobre essas folhas, deixando a pele voltada para fora e a carne para dentro.
6.Embrulhe em papel-manteiga e recoloque em uma assadeira. Coloque outro recipiente por cima do peixe, adicionando pesos (como pacote fechado de açúcar) para pressionar o peixe. Deixe na geladeira por um dia.
7.Retire o papel e as folhas de erva-doce e descarte. Escorra o líquido que se formou no recipiente e descarte. Raspe o peixe com uma colher para tirar o excesso de tempero.
8.Tempere novamente os filés com a mistura da cura reservada (passo 3). Cubra um filé com as folhas de erva-doce, ponha outro por cima, embrulhe, ponha o peso por cima, e mantenha na geladeira por mais 24 horas.
9.Desembrulhe o salmão e descarte as folhas. Raspe o excesso de pimenta, lave e seque com papel toalha. Pincele os filés com azeite. Corte fatias finas (verticalmente) com faca bem afiada.