Não deu outra: o Disfrutar foi coroado como o melhor restaurante do mundo na madrugada desta quinta-feira, 6, durante a cerimônia que celebra os 50 melhores restaurantes do mundo -- ou, apenas, 50 Best Restaurant.
Madrugada para os brasileiros, já que o evento teve sede em Las Vegas, nos Estados Unidos. Por lá, ainda era noite de quarta-feira, 5, com chefs empolgados na plateia, apresentações de dança e ovações a cada um dos anunciados -- apesar de ter sido uma apresentação arrastada, principalmente pela missão de destacar os mais de 25 apoiadores do evento e por diversos problemas técnicos.
A Espanha dominou o ranking: além de ter o melhor restaurante do mundo, o país europeu apareceu cinco vezes na lista do 50 Best. Para efeito de comparação, a América Latina toda apareceu 11 vezes.
E o Brasil?
Do Brasil, o Oteque foi o primeiro a aparecer na lista, lida de baixo para cima, saltando da 76ª posição para a 37ª posição. Depois, A Casa do Porco ficou na 27ª posição -- uma queda de 15 restaurantes, depois de ficar na 12ª posição no ano passado. Caiu, mas ainda é o melhor brasileiro da lista.
Mas um bom reconhecimento, apesar da queda: Janaína Torres, do restaurante, levou o prêmio de melhor chef mulher. Enquanto isso, João Diamante teve reconhecimento pelo seu belíssimo trabalho social com o Diamantes na Cozinha.
Falando nos prêmios especiais, Kato, de Los Angeles, ficou com a menção de restaurantes para ficar de olho, em ascensão; e Nina Métayer ficou com o reconhecimento de melhor chef pâtissière, sendo a primeira mulher a levar na categoria.
Por fim, a saber, a votação é feita por 1.080 especialistas internacionais (jornalistas, críticos gastronômicos, chefs e gourmands viajantes) espalhados em 27 regiões ao redor do mundo, que selecionam até 10 restaurantes que comprovam ter visitado nos últimos 18 meses. Desse corpo, 25% do júri muda a cada ano.
Veja aqui a classificação dos 50 melhores restaurantes na íntegra:
- Disfrutar, Espanha
- Asador Etxebarri, Espanha
- Table by Bruno Verjus, França
- DiverXo, Espanha
- Maido, Peru
- Atomix, EUA
- Quintonil, México
- Alchemist, Dinamarca
- Gaggan, Tailândia
- Don Julio, Argentina
- Septime, França
- Lido 84, Itália
- Trèsind Studio, Emirados Árabes Unidos
- Quique Dacosta, Espanha
- Sézanne, Japão
- Kjolle, Peru
- Kol, Inglaterra
- Plénitude, França
- Reale, Itália
- Wing, Hong Kong
- Florilège, Japão
- Steirereck, Áustria
- Sühring, Tailândia
- Odette, Cingapura
- El Chato, Colômbia
- The Chairman, Hong Kong
- A Casa do Porco, Brasil
- Elkano, Espanha
- Boragó, Chile
- Tim Raue, Alemanha
- Belcanto, Portugal
- Den, Japão
- Pujol, México
- Rosetta, México
- Frantzén, Suécia
- The Jane, Bélgica
- Oteque, Brasil
- Sorn, Tailândia
- Piazza Duomo, Itália
- Le Du, Tailândia
- Mayta, Peru
- Ikoyi, Inglaterra
- Nobelhart & Schmutzig, Alemanha
- Mingles, Coreia do Sul
- Arpège, França
- SingleThread, EUA
- Schloss Schauenstein, Suíça
- Hisa Franko, Eslovênia
- La Colombe, África do Sul
- Uliassi, Itália