Quantas hamburguerias a cidade ainda comporta? Eis uma pergunta difícil de se responder. A depender do movimento nas hamburguerias novas e antigas, apesar do ritmo acelerado de inaugurações, ainda há espaço para novas casas.
Entre as novidades, a Niks abriu discretamente após o carnaval, no lugar onde funcionava a Vapor, na Vila Madalena. O casal de jovens proprietários manteve um food truck especializado em churrasco texano, no Paraíso. Mas, depois de fazer as contas, Letícia e Felipe Wetter concluíram que era mais negócio se fixar num ponto.
A hamburgueria é bem simpática, instalada acima do nível da rua, com janelão de vidro e dois níveis no salão: no primeiro, além de mesas, está o balcão do bar. No segundo, a cozinha envidraçada. O cardápio enxuto oferece sete tipos de hambúrguer, entre eles o de atum, um disco envolto em gergelim preto, que chega suculento com maionese caseira de wasabi, acompanhado de molho teriyaki (R$ 29).
O vegetariano leva mix de cogumelos, brie, rúcula e tomate cereja (R$ 26). Entre os tradicionais, o que tem o nome da casa vem com cebola caramelizada, picles e maionese. Para começar, bolinhos de ricota crocantes, sequinhos com crosta de farinha panko.
Todos os pães são feitos na cozinha, assim como as maioneses, os molhos e até o bacon. Há uma seleção de drinques, uma ala só para gim tônicas, com sabores que vão de hibisco a tangerina. O chá de hibisco serve também de base para uma bebida que leva pedaços de frutas.
SERVIÇO
NIKS R. Fradique Coutinho, 1.464, Vila Madalena