Qual o melhor frango a passarinho de São Paulo? Confira a opinião dos chefs


Pedimos para chefs que atuam na cidade nos contar o que deve ter em um bom frango a passarinho e onde podemos encontrar os melhores

Por Luigi Di Fiore
Atualização:

O frango a passarinho é um dos pedidos mais clássicos dos bares de São Paulo, servido nas mesas e balcões para acompanhar uma cerveja gelada e boas conversas. Embora alguns elementos nunca mudem, esse típico prato da ‘comida de boteco’ paulistana pode ser encontrado em várias versões por toda a capital paulista.

A casca sequinha e a pele crocante, quase ‘pururucada’, do frango a passarinho é muitas vezes servida com alho frito, que pode vir por cima das porções ou em uma camada abaixo do frango crocante. É comum também que o prato venha acompanhado por um limãozinho espremido, que dá um toque de acidez para o petisco.

Convidamos alguns chefs ilustres que atuam na capital paulista, e conhecem como ninguém a gastronomia local, para contar quais são os seus lugares favoritos para comer um bom frango a passarinho em SP.

continua após a publicidade

Os chefs entrevistados

Conheça os chefs escolhidos por Paladar para indicar os melhores endereços para comer frango a passarinho em São Paulo:

  • Fellipe Zanuto: chef do Hospedaria, Onnestà, Da Mooca Pizza Shop e A Pizza da Mooca, eleita a 4ª melhor pizzaria da América Latina pelo 50 Top Pizza Latin America 2024.
continua após a publicidade
O chef Fellipe Zanuto. Foto: Marcos Oliveira
  • Benê Souza: atuou na cozinha do Maní, da chef Helena Rizzo, no Taraz, restaurante do Hotel Rosewood, do chef Felipe Bronze, e hoje chefia o Virado SP.
Benê Souza, chef do Virado SP. Foto: Helena Rubano/Divulgação
continua após a publicidade
  • Filipe Fernandes, chef do Fôrno e Holy Burger.
Fih Fernandes, chef do Holy Burger e do Fôrno. Foto: Holy Burger/Divulgação
  • Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero.
continua após a publicidade
Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero. Foto: Agência Dots/Divulgação

Onde comer o melhor frango a passarinho em São Paulo?

A seguir, veja quais foram os endereços indicados pelos chefs para experimentar boas versões desse quitute clássico, entre indicações de lugares que são amplamente conhecidos pelo prato, até outros restaurantes que os surpreenderam e conquistaram.

continua após a publicidade

Bar do Luiz Fernandes

Frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes. Foto: Bar do Luiz Fernandes/Divulgação

Localizado na Zona Norte da capital, o Bar do Luiz Fernandes é conhecido por seus bolinhos e petiscos desde o início de suas operações como boteco em 1970, e é um dos endereços da cidade que atravessaram gerações, entre as histórias de tantos negócios que passaram de pai para filho.

continua após a publicidade

Um dos principais pedidos da casa é, justamente, o frango à passarinho, sendo também um dos destaques entre os depoimentos dos chefs. Para o chef Fellipe Zanuto, o que se sobressai no frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes é a pele crocante: “[A pele] é realmente perfeita. Sempre vem crocante - o que parece mais um novo ingrediente, como se fosse uma pururuca, bem sequinha”, conta Zanuto.

A adição do cheiro verde, por cima do frango, segundo o chef, também é um ponto positivo, por conta do frescor no sabor e no aroma.

A regularidade na qualidade do frango a passarinho deste bar também retorna no depoimento do chef Diego Carrilho. “O Bar do Luiz é uma instituição quando se trata de frango a passarinho.”

“Famoso pela consistência de seus petiscos, o frango do ‘BDL’ é conhecido por sua crocância sem igual e tempero marcante, atraindo gerações de paulistanos que buscam qualidade e sabor autêntico.”

Serviço: Endereços: Rua Augusto Tolle, 610 - Mandaqui / Av. Eng. Caetano Álvares, 5470 - Mandaqui / Av. Parada Pinto, 2262 Andorinha Hiper Center (3º Piso) - Horto Florestal, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a sexta das 16h às 23h30, sábado das 12h às 20h, domingo das 12h às 19h (Augusto Tolle) / terça a sexta das 17h às 23h30, sábado das 13h às 23h30 e domingo das 13h às 20h (Engenheiro Caetano Álvares) / terça a sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 20h (Andorinha Hiper Center). Site: www.bardoluizfernandes.com.br. Instagram: @bardoluizf.

Pizzaria Camelo

Frango à passarinho, clássico da Camelo Foto: Guilherme Alvarez

Para quem não conhece o local, pode ser inicialmente estranho ver a presença de uma pizzaria na lista dos lugares prediletos dos chefs para comer frango a passarinho. Mas a Camelo, fundada em 1957, se tornou um dos mais queridos pontos da cidade para saborear esse clássico quitute.

“O lugar em que menos se espera comer um bom frango frito é uma pizzaria, mas a Camelo entrega um muito bom”, destaca Benê Souza, que aprecia o ponto da fritura do frango a passarinho da Pizzaria Camelo, que vem crocante e saboroso, segundo o chef.

Por sua vez, Fellipe Zanuto ressalta que a qualidade do frango se mantém a mesma durante os anos: “É impressionante como são padronizados. Não importa a unidade, não importa o dia, nem o horário. Ali, o frango é sempre sequinho, a cor é sempre perfeita. Inclusive no delivery.”

A generosa porção de alho frito é característica da versão da Pizzaria Camelo, e foi também um ponto destacado em comum pelos chefs (apesar de Benê Souza a considerar um pouco exagerada em volume).

Serviço:

Endereços:

  • Rua Pamplona, 1873 – Jardim Paulista (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Engenheiro Edgar Egídio de Sousa, 98 – Pacaembu (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Avenida Aratãs, 794 – Indianópolis – Moema (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 151 – Vila Nova Conceição (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 73 – Morumbi (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Antônio Camardo, 344 – Tatuapé (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Rua Dona Luiza Tolle, 686 – Santana (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);

Site: www.camelopizzaria.com.br. Instagram: @pizzariacamelo.

FrangÓ

Espaço do FrangÓ, em São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão

A proposta promovida pelo FrangÓ é de ser um boteco com uma “alma tradicional e autêntica”, e essa característica do bar foi ressaltada pelos entrevistados quanto ao frango a passarinho da casa: “O estilo [do frango a passarinho] é bem botequeiro - vem impecável e bem fritinho. Todas as partes vêm bem cozidas e o tempero é perfeito, alcançando o frango como um todo”, comenta o chef Fellipe Zanuto.

Para o chef Diego Carrilho, o FrangÓ se destaca pela combinação do frango a passarinho com as cervejas artesanais da casa: “Essa combinação é um convite para desfrutar das noites paulistanas em grande estilo.” Zanuto também recomenda experimentar o frango da casa com as cervejas artesanais ou até mesmo o chopp do local, que harmoniza bem com o quitute.

“O frango a passarinho do FrangÓ é uma das estrelas do menu, servido em porções generosas, perfeitas para compartilhar”, adiciona Carrilho.

Serviço: Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 - Freguesia do Ó. Horário de funcionamento: terça à sábado das 11h à 00h, domingo das 11h às 19hs. Site: www.frangobar.com.br. Instagram: @frangobar.

Lobozó

Apesar do frango frito do Lobozó tomar um rumo um pouco diferente das versões tradicionais de frango a passarinho, dispensando, por exemplo, o alho frito, esse foi um endereço recorrente nos comentários dos chefs.

Benê Souza destaca os toques de brasilidade dessa versão, que acompanha maionese de pequi e molho de tamarindo. “O Lobozó tem uma cozinha indispensável para quem quer conhecer clássicos bem executados, e o frango de lá é um deles”, comenta.

Os toques autorais dessa versão também chamaram a atenção do chef Filipe Fernandes, que destacou a qualidade da fritura e dos seus acompanhamentos. A recomendação abrangeu também a pimenta caseira servida no local.

Serviço: Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 436 - Vila Madalena. Horário de funcionamento: domingo, segunda e quarta das 12h às 16h30, quinta das 12h às 16h30 e das 19h às 23h, sexta e sábado das 12h às 23h. Site: www.lobozo.com.br. Instagram: @lobozocozinha.

Tourinho Grill

O cardápio do Tourinho Grill, churrascaria localizada na região sul da capital paulista, é daqueles que têm de tudo um pouco: entradinhas, petiscos, quitutes fritos, massas, saladas, acompanhamentos variados, cortes de carne vermelha e outras e até pizzas. É em meio a essa mistura que o chef Fellipe Fernandes encontrou um dos seus lugares favoritos da cidade para comer frango a passarinho.

Além da qualidade do frango, sequinho e de com uma boa fritura, o tempero diferenciado dessa versão se sobressaiu para o chef. “O toque de gengibre combina muito bem com o alho frito, e tudo casa perfeitamente, especialmente se você pedir junto o molho de cebola da casa.”

Serviço: Endereço: Avenida Indianópolis, 3411 - Saúde. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h à 00h. Site: www.tourinhogrill.com.br. Instagram: @grilltourinho.

O Brazeiro

Presente na Vila Mariana e no Morumbi, O Brazeiro tem um dos frangos a passarinho favoritos de SP para Diego Carrilho. “[O Brazeiro] é uma joia para os amantes do frango a passarinho. Famoso por seu tempero secreto, que os proprietários guardam a sete chaves, este restaurante oferece um prato de frango a passarinho que conquista tanto pela crocância quanto pela suculência.”

O ambiente da casa também joga a favor do quitute, segundo o chef, que o descreve como acolhedor e aconchegante.

Serviço: Endereços: Rua Doutor Fonseca Brasil, 205 - Morumbi / Rua Luís Góis, 843 - Vila Mariana. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h (Morumbi) / todos os dias das 09h às 23h (Vila Mariana). Site: www.obrazeiro.com.br. Instagram: @obrazeiro.

Esquina Aroeira

Por fim, Carrilho também recomenda conhecer a versão do frango a passarinho do recém-inaugurado Esquina Aroeira. Segundo ele, o estabelecimento vem ganhando espaço no cenário gastronômico da cidade justamente por conta desse frango.

“O segredo está no rub (mistura de temperos secos) bem definido usado no tempero e no toque final de alho frito e salsa, que adicionam uma camada extra de sabor a cada mordida”, conta o chef sobre o tempero do frango, que seria o diferencial do quitute da casa, localizada no bairro do Ipiranga.

Serviço: Endereço: Rua Doutor Mário Vicente, 1638 - Ipiranga. Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 17h às 23h, sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 18h. Site: www.esquinaaroeira.com.br. Instagram: @esquinaaroeira.

O frango a passarinho é um dos pedidos mais clássicos dos bares de São Paulo, servido nas mesas e balcões para acompanhar uma cerveja gelada e boas conversas. Embora alguns elementos nunca mudem, esse típico prato da ‘comida de boteco’ paulistana pode ser encontrado em várias versões por toda a capital paulista.

A casca sequinha e a pele crocante, quase ‘pururucada’, do frango a passarinho é muitas vezes servida com alho frito, que pode vir por cima das porções ou em uma camada abaixo do frango crocante. É comum também que o prato venha acompanhado por um limãozinho espremido, que dá um toque de acidez para o petisco.

Convidamos alguns chefs ilustres que atuam na capital paulista, e conhecem como ninguém a gastronomia local, para contar quais são os seus lugares favoritos para comer um bom frango a passarinho em SP.

Os chefs entrevistados

Conheça os chefs escolhidos por Paladar para indicar os melhores endereços para comer frango a passarinho em São Paulo:

  • Fellipe Zanuto: chef do Hospedaria, Onnestà, Da Mooca Pizza Shop e A Pizza da Mooca, eleita a 4ª melhor pizzaria da América Latina pelo 50 Top Pizza Latin America 2024.
O chef Fellipe Zanuto. Foto: Marcos Oliveira
  • Benê Souza: atuou na cozinha do Maní, da chef Helena Rizzo, no Taraz, restaurante do Hotel Rosewood, do chef Felipe Bronze, e hoje chefia o Virado SP.
Benê Souza, chef do Virado SP. Foto: Helena Rubano/Divulgação
  • Filipe Fernandes, chef do Fôrno e Holy Burger.
Fih Fernandes, chef do Holy Burger e do Fôrno. Foto: Holy Burger/Divulgação
  • Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero.
Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero. Foto: Agência Dots/Divulgação

Onde comer o melhor frango a passarinho em São Paulo?

A seguir, veja quais foram os endereços indicados pelos chefs para experimentar boas versões desse quitute clássico, entre indicações de lugares que são amplamente conhecidos pelo prato, até outros restaurantes que os surpreenderam e conquistaram.

Bar do Luiz Fernandes

Frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes. Foto: Bar do Luiz Fernandes/Divulgação

Localizado na Zona Norte da capital, o Bar do Luiz Fernandes é conhecido por seus bolinhos e petiscos desde o início de suas operações como boteco em 1970, e é um dos endereços da cidade que atravessaram gerações, entre as histórias de tantos negócios que passaram de pai para filho.

Um dos principais pedidos da casa é, justamente, o frango à passarinho, sendo também um dos destaques entre os depoimentos dos chefs. Para o chef Fellipe Zanuto, o que se sobressai no frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes é a pele crocante: “[A pele] é realmente perfeita. Sempre vem crocante - o que parece mais um novo ingrediente, como se fosse uma pururuca, bem sequinha”, conta Zanuto.

A adição do cheiro verde, por cima do frango, segundo o chef, também é um ponto positivo, por conta do frescor no sabor e no aroma.

A regularidade na qualidade do frango a passarinho deste bar também retorna no depoimento do chef Diego Carrilho. “O Bar do Luiz é uma instituição quando se trata de frango a passarinho.”

“Famoso pela consistência de seus petiscos, o frango do ‘BDL’ é conhecido por sua crocância sem igual e tempero marcante, atraindo gerações de paulistanos que buscam qualidade e sabor autêntico.”

Serviço: Endereços: Rua Augusto Tolle, 610 - Mandaqui / Av. Eng. Caetano Álvares, 5470 - Mandaqui / Av. Parada Pinto, 2262 Andorinha Hiper Center (3º Piso) - Horto Florestal, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a sexta das 16h às 23h30, sábado das 12h às 20h, domingo das 12h às 19h (Augusto Tolle) / terça a sexta das 17h às 23h30, sábado das 13h às 23h30 e domingo das 13h às 20h (Engenheiro Caetano Álvares) / terça a sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 20h (Andorinha Hiper Center). Site: www.bardoluizfernandes.com.br. Instagram: @bardoluizf.

Pizzaria Camelo

Frango à passarinho, clássico da Camelo Foto: Guilherme Alvarez

Para quem não conhece o local, pode ser inicialmente estranho ver a presença de uma pizzaria na lista dos lugares prediletos dos chefs para comer frango a passarinho. Mas a Camelo, fundada em 1957, se tornou um dos mais queridos pontos da cidade para saborear esse clássico quitute.

“O lugar em que menos se espera comer um bom frango frito é uma pizzaria, mas a Camelo entrega um muito bom”, destaca Benê Souza, que aprecia o ponto da fritura do frango a passarinho da Pizzaria Camelo, que vem crocante e saboroso, segundo o chef.

Por sua vez, Fellipe Zanuto ressalta que a qualidade do frango se mantém a mesma durante os anos: “É impressionante como são padronizados. Não importa a unidade, não importa o dia, nem o horário. Ali, o frango é sempre sequinho, a cor é sempre perfeita. Inclusive no delivery.”

A generosa porção de alho frito é característica da versão da Pizzaria Camelo, e foi também um ponto destacado em comum pelos chefs (apesar de Benê Souza a considerar um pouco exagerada em volume).

Serviço:

Endereços:

  • Rua Pamplona, 1873 – Jardim Paulista (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Engenheiro Edgar Egídio de Sousa, 98 – Pacaembu (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Avenida Aratãs, 794 – Indianópolis – Moema (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 151 – Vila Nova Conceição (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 73 – Morumbi (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Antônio Camardo, 344 – Tatuapé (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Rua Dona Luiza Tolle, 686 – Santana (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);

Site: www.camelopizzaria.com.br. Instagram: @pizzariacamelo.

FrangÓ

Espaço do FrangÓ, em São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão

A proposta promovida pelo FrangÓ é de ser um boteco com uma “alma tradicional e autêntica”, e essa característica do bar foi ressaltada pelos entrevistados quanto ao frango a passarinho da casa: “O estilo [do frango a passarinho] é bem botequeiro - vem impecável e bem fritinho. Todas as partes vêm bem cozidas e o tempero é perfeito, alcançando o frango como um todo”, comenta o chef Fellipe Zanuto.

Para o chef Diego Carrilho, o FrangÓ se destaca pela combinação do frango a passarinho com as cervejas artesanais da casa: “Essa combinação é um convite para desfrutar das noites paulistanas em grande estilo.” Zanuto também recomenda experimentar o frango da casa com as cervejas artesanais ou até mesmo o chopp do local, que harmoniza bem com o quitute.

“O frango a passarinho do FrangÓ é uma das estrelas do menu, servido em porções generosas, perfeitas para compartilhar”, adiciona Carrilho.

Serviço: Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 - Freguesia do Ó. Horário de funcionamento: terça à sábado das 11h à 00h, domingo das 11h às 19hs. Site: www.frangobar.com.br. Instagram: @frangobar.

Lobozó

Apesar do frango frito do Lobozó tomar um rumo um pouco diferente das versões tradicionais de frango a passarinho, dispensando, por exemplo, o alho frito, esse foi um endereço recorrente nos comentários dos chefs.

Benê Souza destaca os toques de brasilidade dessa versão, que acompanha maionese de pequi e molho de tamarindo. “O Lobozó tem uma cozinha indispensável para quem quer conhecer clássicos bem executados, e o frango de lá é um deles”, comenta.

Os toques autorais dessa versão também chamaram a atenção do chef Filipe Fernandes, que destacou a qualidade da fritura e dos seus acompanhamentos. A recomendação abrangeu também a pimenta caseira servida no local.

Serviço: Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 436 - Vila Madalena. Horário de funcionamento: domingo, segunda e quarta das 12h às 16h30, quinta das 12h às 16h30 e das 19h às 23h, sexta e sábado das 12h às 23h. Site: www.lobozo.com.br. Instagram: @lobozocozinha.

Tourinho Grill

O cardápio do Tourinho Grill, churrascaria localizada na região sul da capital paulista, é daqueles que têm de tudo um pouco: entradinhas, petiscos, quitutes fritos, massas, saladas, acompanhamentos variados, cortes de carne vermelha e outras e até pizzas. É em meio a essa mistura que o chef Fellipe Fernandes encontrou um dos seus lugares favoritos da cidade para comer frango a passarinho.

Além da qualidade do frango, sequinho e de com uma boa fritura, o tempero diferenciado dessa versão se sobressaiu para o chef. “O toque de gengibre combina muito bem com o alho frito, e tudo casa perfeitamente, especialmente se você pedir junto o molho de cebola da casa.”

Serviço: Endereço: Avenida Indianópolis, 3411 - Saúde. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h à 00h. Site: www.tourinhogrill.com.br. Instagram: @grilltourinho.

O Brazeiro

Presente na Vila Mariana e no Morumbi, O Brazeiro tem um dos frangos a passarinho favoritos de SP para Diego Carrilho. “[O Brazeiro] é uma joia para os amantes do frango a passarinho. Famoso por seu tempero secreto, que os proprietários guardam a sete chaves, este restaurante oferece um prato de frango a passarinho que conquista tanto pela crocância quanto pela suculência.”

O ambiente da casa também joga a favor do quitute, segundo o chef, que o descreve como acolhedor e aconchegante.

Serviço: Endereços: Rua Doutor Fonseca Brasil, 205 - Morumbi / Rua Luís Góis, 843 - Vila Mariana. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h (Morumbi) / todos os dias das 09h às 23h (Vila Mariana). Site: www.obrazeiro.com.br. Instagram: @obrazeiro.

Esquina Aroeira

Por fim, Carrilho também recomenda conhecer a versão do frango a passarinho do recém-inaugurado Esquina Aroeira. Segundo ele, o estabelecimento vem ganhando espaço no cenário gastronômico da cidade justamente por conta desse frango.

“O segredo está no rub (mistura de temperos secos) bem definido usado no tempero e no toque final de alho frito e salsa, que adicionam uma camada extra de sabor a cada mordida”, conta o chef sobre o tempero do frango, que seria o diferencial do quitute da casa, localizada no bairro do Ipiranga.

Serviço: Endereço: Rua Doutor Mário Vicente, 1638 - Ipiranga. Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 17h às 23h, sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 18h. Site: www.esquinaaroeira.com.br. Instagram: @esquinaaroeira.

O frango a passarinho é um dos pedidos mais clássicos dos bares de São Paulo, servido nas mesas e balcões para acompanhar uma cerveja gelada e boas conversas. Embora alguns elementos nunca mudem, esse típico prato da ‘comida de boteco’ paulistana pode ser encontrado em várias versões por toda a capital paulista.

A casca sequinha e a pele crocante, quase ‘pururucada’, do frango a passarinho é muitas vezes servida com alho frito, que pode vir por cima das porções ou em uma camada abaixo do frango crocante. É comum também que o prato venha acompanhado por um limãozinho espremido, que dá um toque de acidez para o petisco.

Convidamos alguns chefs ilustres que atuam na capital paulista, e conhecem como ninguém a gastronomia local, para contar quais são os seus lugares favoritos para comer um bom frango a passarinho em SP.

Os chefs entrevistados

Conheça os chefs escolhidos por Paladar para indicar os melhores endereços para comer frango a passarinho em São Paulo:

  • Fellipe Zanuto: chef do Hospedaria, Onnestà, Da Mooca Pizza Shop e A Pizza da Mooca, eleita a 4ª melhor pizzaria da América Latina pelo 50 Top Pizza Latin America 2024.
O chef Fellipe Zanuto. Foto: Marcos Oliveira
  • Benê Souza: atuou na cozinha do Maní, da chef Helena Rizzo, no Taraz, restaurante do Hotel Rosewood, do chef Felipe Bronze, e hoje chefia o Virado SP.
Benê Souza, chef do Virado SP. Foto: Helena Rubano/Divulgação
  • Filipe Fernandes, chef do Fôrno e Holy Burger.
Fih Fernandes, chef do Holy Burger e do Fôrno. Foto: Holy Burger/Divulgação
  • Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero.
Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero. Foto: Agência Dots/Divulgação

Onde comer o melhor frango a passarinho em São Paulo?

A seguir, veja quais foram os endereços indicados pelos chefs para experimentar boas versões desse quitute clássico, entre indicações de lugares que são amplamente conhecidos pelo prato, até outros restaurantes que os surpreenderam e conquistaram.

Bar do Luiz Fernandes

Frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes. Foto: Bar do Luiz Fernandes/Divulgação

Localizado na Zona Norte da capital, o Bar do Luiz Fernandes é conhecido por seus bolinhos e petiscos desde o início de suas operações como boteco em 1970, e é um dos endereços da cidade que atravessaram gerações, entre as histórias de tantos negócios que passaram de pai para filho.

Um dos principais pedidos da casa é, justamente, o frango à passarinho, sendo também um dos destaques entre os depoimentos dos chefs. Para o chef Fellipe Zanuto, o que se sobressai no frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes é a pele crocante: “[A pele] é realmente perfeita. Sempre vem crocante - o que parece mais um novo ingrediente, como se fosse uma pururuca, bem sequinha”, conta Zanuto.

A adição do cheiro verde, por cima do frango, segundo o chef, também é um ponto positivo, por conta do frescor no sabor e no aroma.

A regularidade na qualidade do frango a passarinho deste bar também retorna no depoimento do chef Diego Carrilho. “O Bar do Luiz é uma instituição quando se trata de frango a passarinho.”

“Famoso pela consistência de seus petiscos, o frango do ‘BDL’ é conhecido por sua crocância sem igual e tempero marcante, atraindo gerações de paulistanos que buscam qualidade e sabor autêntico.”

Serviço: Endereços: Rua Augusto Tolle, 610 - Mandaqui / Av. Eng. Caetano Álvares, 5470 - Mandaqui / Av. Parada Pinto, 2262 Andorinha Hiper Center (3º Piso) - Horto Florestal, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a sexta das 16h às 23h30, sábado das 12h às 20h, domingo das 12h às 19h (Augusto Tolle) / terça a sexta das 17h às 23h30, sábado das 13h às 23h30 e domingo das 13h às 20h (Engenheiro Caetano Álvares) / terça a sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 20h (Andorinha Hiper Center). Site: www.bardoluizfernandes.com.br. Instagram: @bardoluizf.

Pizzaria Camelo

Frango à passarinho, clássico da Camelo Foto: Guilherme Alvarez

Para quem não conhece o local, pode ser inicialmente estranho ver a presença de uma pizzaria na lista dos lugares prediletos dos chefs para comer frango a passarinho. Mas a Camelo, fundada em 1957, se tornou um dos mais queridos pontos da cidade para saborear esse clássico quitute.

“O lugar em que menos se espera comer um bom frango frito é uma pizzaria, mas a Camelo entrega um muito bom”, destaca Benê Souza, que aprecia o ponto da fritura do frango a passarinho da Pizzaria Camelo, que vem crocante e saboroso, segundo o chef.

Por sua vez, Fellipe Zanuto ressalta que a qualidade do frango se mantém a mesma durante os anos: “É impressionante como são padronizados. Não importa a unidade, não importa o dia, nem o horário. Ali, o frango é sempre sequinho, a cor é sempre perfeita. Inclusive no delivery.”

A generosa porção de alho frito é característica da versão da Pizzaria Camelo, e foi também um ponto destacado em comum pelos chefs (apesar de Benê Souza a considerar um pouco exagerada em volume).

Serviço:

Endereços:

  • Rua Pamplona, 1873 – Jardim Paulista (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Engenheiro Edgar Egídio de Sousa, 98 – Pacaembu (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Avenida Aratãs, 794 – Indianópolis – Moema (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 151 – Vila Nova Conceição (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 73 – Morumbi (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Antônio Camardo, 344 – Tatuapé (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Rua Dona Luiza Tolle, 686 – Santana (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);

Site: www.camelopizzaria.com.br. Instagram: @pizzariacamelo.

FrangÓ

Espaço do FrangÓ, em São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão

A proposta promovida pelo FrangÓ é de ser um boteco com uma “alma tradicional e autêntica”, e essa característica do bar foi ressaltada pelos entrevistados quanto ao frango a passarinho da casa: “O estilo [do frango a passarinho] é bem botequeiro - vem impecável e bem fritinho. Todas as partes vêm bem cozidas e o tempero é perfeito, alcançando o frango como um todo”, comenta o chef Fellipe Zanuto.

Para o chef Diego Carrilho, o FrangÓ se destaca pela combinação do frango a passarinho com as cervejas artesanais da casa: “Essa combinação é um convite para desfrutar das noites paulistanas em grande estilo.” Zanuto também recomenda experimentar o frango da casa com as cervejas artesanais ou até mesmo o chopp do local, que harmoniza bem com o quitute.

“O frango a passarinho do FrangÓ é uma das estrelas do menu, servido em porções generosas, perfeitas para compartilhar”, adiciona Carrilho.

Serviço: Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 - Freguesia do Ó. Horário de funcionamento: terça à sábado das 11h à 00h, domingo das 11h às 19hs. Site: www.frangobar.com.br. Instagram: @frangobar.

Lobozó

Apesar do frango frito do Lobozó tomar um rumo um pouco diferente das versões tradicionais de frango a passarinho, dispensando, por exemplo, o alho frito, esse foi um endereço recorrente nos comentários dos chefs.

Benê Souza destaca os toques de brasilidade dessa versão, que acompanha maionese de pequi e molho de tamarindo. “O Lobozó tem uma cozinha indispensável para quem quer conhecer clássicos bem executados, e o frango de lá é um deles”, comenta.

Os toques autorais dessa versão também chamaram a atenção do chef Filipe Fernandes, que destacou a qualidade da fritura e dos seus acompanhamentos. A recomendação abrangeu também a pimenta caseira servida no local.

Serviço: Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 436 - Vila Madalena. Horário de funcionamento: domingo, segunda e quarta das 12h às 16h30, quinta das 12h às 16h30 e das 19h às 23h, sexta e sábado das 12h às 23h. Site: www.lobozo.com.br. Instagram: @lobozocozinha.

Tourinho Grill

O cardápio do Tourinho Grill, churrascaria localizada na região sul da capital paulista, é daqueles que têm de tudo um pouco: entradinhas, petiscos, quitutes fritos, massas, saladas, acompanhamentos variados, cortes de carne vermelha e outras e até pizzas. É em meio a essa mistura que o chef Fellipe Fernandes encontrou um dos seus lugares favoritos da cidade para comer frango a passarinho.

Além da qualidade do frango, sequinho e de com uma boa fritura, o tempero diferenciado dessa versão se sobressaiu para o chef. “O toque de gengibre combina muito bem com o alho frito, e tudo casa perfeitamente, especialmente se você pedir junto o molho de cebola da casa.”

Serviço: Endereço: Avenida Indianópolis, 3411 - Saúde. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h à 00h. Site: www.tourinhogrill.com.br. Instagram: @grilltourinho.

O Brazeiro

Presente na Vila Mariana e no Morumbi, O Brazeiro tem um dos frangos a passarinho favoritos de SP para Diego Carrilho. “[O Brazeiro] é uma joia para os amantes do frango a passarinho. Famoso por seu tempero secreto, que os proprietários guardam a sete chaves, este restaurante oferece um prato de frango a passarinho que conquista tanto pela crocância quanto pela suculência.”

O ambiente da casa também joga a favor do quitute, segundo o chef, que o descreve como acolhedor e aconchegante.

Serviço: Endereços: Rua Doutor Fonseca Brasil, 205 - Morumbi / Rua Luís Góis, 843 - Vila Mariana. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h (Morumbi) / todos os dias das 09h às 23h (Vila Mariana). Site: www.obrazeiro.com.br. Instagram: @obrazeiro.

Esquina Aroeira

Por fim, Carrilho também recomenda conhecer a versão do frango a passarinho do recém-inaugurado Esquina Aroeira. Segundo ele, o estabelecimento vem ganhando espaço no cenário gastronômico da cidade justamente por conta desse frango.

“O segredo está no rub (mistura de temperos secos) bem definido usado no tempero e no toque final de alho frito e salsa, que adicionam uma camada extra de sabor a cada mordida”, conta o chef sobre o tempero do frango, que seria o diferencial do quitute da casa, localizada no bairro do Ipiranga.

Serviço: Endereço: Rua Doutor Mário Vicente, 1638 - Ipiranga. Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 17h às 23h, sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 18h. Site: www.esquinaaroeira.com.br. Instagram: @esquinaaroeira.

O frango a passarinho é um dos pedidos mais clássicos dos bares de São Paulo, servido nas mesas e balcões para acompanhar uma cerveja gelada e boas conversas. Embora alguns elementos nunca mudem, esse típico prato da ‘comida de boteco’ paulistana pode ser encontrado em várias versões por toda a capital paulista.

A casca sequinha e a pele crocante, quase ‘pururucada’, do frango a passarinho é muitas vezes servida com alho frito, que pode vir por cima das porções ou em uma camada abaixo do frango crocante. É comum também que o prato venha acompanhado por um limãozinho espremido, que dá um toque de acidez para o petisco.

Convidamos alguns chefs ilustres que atuam na capital paulista, e conhecem como ninguém a gastronomia local, para contar quais são os seus lugares favoritos para comer um bom frango a passarinho em SP.

Os chefs entrevistados

Conheça os chefs escolhidos por Paladar para indicar os melhores endereços para comer frango a passarinho em São Paulo:

  • Fellipe Zanuto: chef do Hospedaria, Onnestà, Da Mooca Pizza Shop e A Pizza da Mooca, eleita a 4ª melhor pizzaria da América Latina pelo 50 Top Pizza Latin America 2024.
O chef Fellipe Zanuto. Foto: Marcos Oliveira
  • Benê Souza: atuou na cozinha do Maní, da chef Helena Rizzo, no Taraz, restaurante do Hotel Rosewood, do chef Felipe Bronze, e hoje chefia o Virado SP.
Benê Souza, chef do Virado SP. Foto: Helena Rubano/Divulgação
  • Filipe Fernandes, chef do Fôrno e Holy Burger.
Fih Fernandes, chef do Holy Burger e do Fôrno. Foto: Holy Burger/Divulgação
  • Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero.
Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero. Foto: Agência Dots/Divulgação

Onde comer o melhor frango a passarinho em São Paulo?

A seguir, veja quais foram os endereços indicados pelos chefs para experimentar boas versões desse quitute clássico, entre indicações de lugares que são amplamente conhecidos pelo prato, até outros restaurantes que os surpreenderam e conquistaram.

Bar do Luiz Fernandes

Frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes. Foto: Bar do Luiz Fernandes/Divulgação

Localizado na Zona Norte da capital, o Bar do Luiz Fernandes é conhecido por seus bolinhos e petiscos desde o início de suas operações como boteco em 1970, e é um dos endereços da cidade que atravessaram gerações, entre as histórias de tantos negócios que passaram de pai para filho.

Um dos principais pedidos da casa é, justamente, o frango à passarinho, sendo também um dos destaques entre os depoimentos dos chefs. Para o chef Fellipe Zanuto, o que se sobressai no frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes é a pele crocante: “[A pele] é realmente perfeita. Sempre vem crocante - o que parece mais um novo ingrediente, como se fosse uma pururuca, bem sequinha”, conta Zanuto.

A adição do cheiro verde, por cima do frango, segundo o chef, também é um ponto positivo, por conta do frescor no sabor e no aroma.

A regularidade na qualidade do frango a passarinho deste bar também retorna no depoimento do chef Diego Carrilho. “O Bar do Luiz é uma instituição quando se trata de frango a passarinho.”

“Famoso pela consistência de seus petiscos, o frango do ‘BDL’ é conhecido por sua crocância sem igual e tempero marcante, atraindo gerações de paulistanos que buscam qualidade e sabor autêntico.”

Serviço: Endereços: Rua Augusto Tolle, 610 - Mandaqui / Av. Eng. Caetano Álvares, 5470 - Mandaqui / Av. Parada Pinto, 2262 Andorinha Hiper Center (3º Piso) - Horto Florestal, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a sexta das 16h às 23h30, sábado das 12h às 20h, domingo das 12h às 19h (Augusto Tolle) / terça a sexta das 17h às 23h30, sábado das 13h às 23h30 e domingo das 13h às 20h (Engenheiro Caetano Álvares) / terça a sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 20h (Andorinha Hiper Center). Site: www.bardoluizfernandes.com.br. Instagram: @bardoluizf.

Pizzaria Camelo

Frango à passarinho, clássico da Camelo Foto: Guilherme Alvarez

Para quem não conhece o local, pode ser inicialmente estranho ver a presença de uma pizzaria na lista dos lugares prediletos dos chefs para comer frango a passarinho. Mas a Camelo, fundada em 1957, se tornou um dos mais queridos pontos da cidade para saborear esse clássico quitute.

“O lugar em que menos se espera comer um bom frango frito é uma pizzaria, mas a Camelo entrega um muito bom”, destaca Benê Souza, que aprecia o ponto da fritura do frango a passarinho da Pizzaria Camelo, que vem crocante e saboroso, segundo o chef.

Por sua vez, Fellipe Zanuto ressalta que a qualidade do frango se mantém a mesma durante os anos: “É impressionante como são padronizados. Não importa a unidade, não importa o dia, nem o horário. Ali, o frango é sempre sequinho, a cor é sempre perfeita. Inclusive no delivery.”

A generosa porção de alho frito é característica da versão da Pizzaria Camelo, e foi também um ponto destacado em comum pelos chefs (apesar de Benê Souza a considerar um pouco exagerada em volume).

Serviço:

Endereços:

  • Rua Pamplona, 1873 – Jardim Paulista (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Engenheiro Edgar Egídio de Sousa, 98 – Pacaembu (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Avenida Aratãs, 794 – Indianópolis – Moema (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 151 – Vila Nova Conceição (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 73 – Morumbi (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Antônio Camardo, 344 – Tatuapé (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Rua Dona Luiza Tolle, 686 – Santana (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);

Site: www.camelopizzaria.com.br. Instagram: @pizzariacamelo.

FrangÓ

Espaço do FrangÓ, em São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão

A proposta promovida pelo FrangÓ é de ser um boteco com uma “alma tradicional e autêntica”, e essa característica do bar foi ressaltada pelos entrevistados quanto ao frango a passarinho da casa: “O estilo [do frango a passarinho] é bem botequeiro - vem impecável e bem fritinho. Todas as partes vêm bem cozidas e o tempero é perfeito, alcançando o frango como um todo”, comenta o chef Fellipe Zanuto.

Para o chef Diego Carrilho, o FrangÓ se destaca pela combinação do frango a passarinho com as cervejas artesanais da casa: “Essa combinação é um convite para desfrutar das noites paulistanas em grande estilo.” Zanuto também recomenda experimentar o frango da casa com as cervejas artesanais ou até mesmo o chopp do local, que harmoniza bem com o quitute.

“O frango a passarinho do FrangÓ é uma das estrelas do menu, servido em porções generosas, perfeitas para compartilhar”, adiciona Carrilho.

Serviço: Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 - Freguesia do Ó. Horário de funcionamento: terça à sábado das 11h à 00h, domingo das 11h às 19hs. Site: www.frangobar.com.br. Instagram: @frangobar.

Lobozó

Apesar do frango frito do Lobozó tomar um rumo um pouco diferente das versões tradicionais de frango a passarinho, dispensando, por exemplo, o alho frito, esse foi um endereço recorrente nos comentários dos chefs.

Benê Souza destaca os toques de brasilidade dessa versão, que acompanha maionese de pequi e molho de tamarindo. “O Lobozó tem uma cozinha indispensável para quem quer conhecer clássicos bem executados, e o frango de lá é um deles”, comenta.

Os toques autorais dessa versão também chamaram a atenção do chef Filipe Fernandes, que destacou a qualidade da fritura e dos seus acompanhamentos. A recomendação abrangeu também a pimenta caseira servida no local.

Serviço: Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 436 - Vila Madalena. Horário de funcionamento: domingo, segunda e quarta das 12h às 16h30, quinta das 12h às 16h30 e das 19h às 23h, sexta e sábado das 12h às 23h. Site: www.lobozo.com.br. Instagram: @lobozocozinha.

Tourinho Grill

O cardápio do Tourinho Grill, churrascaria localizada na região sul da capital paulista, é daqueles que têm de tudo um pouco: entradinhas, petiscos, quitutes fritos, massas, saladas, acompanhamentos variados, cortes de carne vermelha e outras e até pizzas. É em meio a essa mistura que o chef Fellipe Fernandes encontrou um dos seus lugares favoritos da cidade para comer frango a passarinho.

Além da qualidade do frango, sequinho e de com uma boa fritura, o tempero diferenciado dessa versão se sobressaiu para o chef. “O toque de gengibre combina muito bem com o alho frito, e tudo casa perfeitamente, especialmente se você pedir junto o molho de cebola da casa.”

Serviço: Endereço: Avenida Indianópolis, 3411 - Saúde. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h à 00h. Site: www.tourinhogrill.com.br. Instagram: @grilltourinho.

O Brazeiro

Presente na Vila Mariana e no Morumbi, O Brazeiro tem um dos frangos a passarinho favoritos de SP para Diego Carrilho. “[O Brazeiro] é uma joia para os amantes do frango a passarinho. Famoso por seu tempero secreto, que os proprietários guardam a sete chaves, este restaurante oferece um prato de frango a passarinho que conquista tanto pela crocância quanto pela suculência.”

O ambiente da casa também joga a favor do quitute, segundo o chef, que o descreve como acolhedor e aconchegante.

Serviço: Endereços: Rua Doutor Fonseca Brasil, 205 - Morumbi / Rua Luís Góis, 843 - Vila Mariana. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h (Morumbi) / todos os dias das 09h às 23h (Vila Mariana). Site: www.obrazeiro.com.br. Instagram: @obrazeiro.

Esquina Aroeira

Por fim, Carrilho também recomenda conhecer a versão do frango a passarinho do recém-inaugurado Esquina Aroeira. Segundo ele, o estabelecimento vem ganhando espaço no cenário gastronômico da cidade justamente por conta desse frango.

“O segredo está no rub (mistura de temperos secos) bem definido usado no tempero e no toque final de alho frito e salsa, que adicionam uma camada extra de sabor a cada mordida”, conta o chef sobre o tempero do frango, que seria o diferencial do quitute da casa, localizada no bairro do Ipiranga.

Serviço: Endereço: Rua Doutor Mário Vicente, 1638 - Ipiranga. Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 17h às 23h, sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 18h. Site: www.esquinaaroeira.com.br. Instagram: @esquinaaroeira.

O frango a passarinho é um dos pedidos mais clássicos dos bares de São Paulo, servido nas mesas e balcões para acompanhar uma cerveja gelada e boas conversas. Embora alguns elementos nunca mudem, esse típico prato da ‘comida de boteco’ paulistana pode ser encontrado em várias versões por toda a capital paulista.

A casca sequinha e a pele crocante, quase ‘pururucada’, do frango a passarinho é muitas vezes servida com alho frito, que pode vir por cima das porções ou em uma camada abaixo do frango crocante. É comum também que o prato venha acompanhado por um limãozinho espremido, que dá um toque de acidez para o petisco.

Convidamos alguns chefs ilustres que atuam na capital paulista, e conhecem como ninguém a gastronomia local, para contar quais são os seus lugares favoritos para comer um bom frango a passarinho em SP.

Os chefs entrevistados

Conheça os chefs escolhidos por Paladar para indicar os melhores endereços para comer frango a passarinho em São Paulo:

  • Fellipe Zanuto: chef do Hospedaria, Onnestà, Da Mooca Pizza Shop e A Pizza da Mooca, eleita a 4ª melhor pizzaria da América Latina pelo 50 Top Pizza Latin America 2024.
O chef Fellipe Zanuto. Foto: Marcos Oliveira
  • Benê Souza: atuou na cozinha do Maní, da chef Helena Rizzo, no Taraz, restaurante do Hotel Rosewood, do chef Felipe Bronze, e hoje chefia o Virado SP.
Benê Souza, chef do Virado SP. Foto: Helena Rubano/Divulgação
  • Filipe Fernandes, chef do Fôrno e Holy Burger.
Fih Fernandes, chef do Holy Burger e do Fôrno. Foto: Holy Burger/Divulgação
  • Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero.
Diego Carrilho, chef da jamoneria Empório Pata Negra e do Gran Nero. Foto: Agência Dots/Divulgação

Onde comer o melhor frango a passarinho em São Paulo?

A seguir, veja quais foram os endereços indicados pelos chefs para experimentar boas versões desse quitute clássico, entre indicações de lugares que são amplamente conhecidos pelo prato, até outros restaurantes que os surpreenderam e conquistaram.

Bar do Luiz Fernandes

Frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes. Foto: Bar do Luiz Fernandes/Divulgação

Localizado na Zona Norte da capital, o Bar do Luiz Fernandes é conhecido por seus bolinhos e petiscos desde o início de suas operações como boteco em 1970, e é um dos endereços da cidade que atravessaram gerações, entre as histórias de tantos negócios que passaram de pai para filho.

Um dos principais pedidos da casa é, justamente, o frango à passarinho, sendo também um dos destaques entre os depoimentos dos chefs. Para o chef Fellipe Zanuto, o que se sobressai no frango a passarinho do Bar do Luiz Fernandes é a pele crocante: “[A pele] é realmente perfeita. Sempre vem crocante - o que parece mais um novo ingrediente, como se fosse uma pururuca, bem sequinha”, conta Zanuto.

A adição do cheiro verde, por cima do frango, segundo o chef, também é um ponto positivo, por conta do frescor no sabor e no aroma.

A regularidade na qualidade do frango a passarinho deste bar também retorna no depoimento do chef Diego Carrilho. “O Bar do Luiz é uma instituição quando se trata de frango a passarinho.”

“Famoso pela consistência de seus petiscos, o frango do ‘BDL’ é conhecido por sua crocância sem igual e tempero marcante, atraindo gerações de paulistanos que buscam qualidade e sabor autêntico.”

Serviço: Endereços: Rua Augusto Tolle, 610 - Mandaqui / Av. Eng. Caetano Álvares, 5470 - Mandaqui / Av. Parada Pinto, 2262 Andorinha Hiper Center (3º Piso) - Horto Florestal, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a sexta das 16h às 23h30, sábado das 12h às 20h, domingo das 12h às 19h (Augusto Tolle) / terça a sexta das 17h às 23h30, sábado das 13h às 23h30 e domingo das 13h às 20h (Engenheiro Caetano Álvares) / terça a sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 20h (Andorinha Hiper Center). Site: www.bardoluizfernandes.com.br. Instagram: @bardoluizf.

Pizzaria Camelo

Frango à passarinho, clássico da Camelo Foto: Guilherme Alvarez

Para quem não conhece o local, pode ser inicialmente estranho ver a presença de uma pizzaria na lista dos lugares prediletos dos chefs para comer frango a passarinho. Mas a Camelo, fundada em 1957, se tornou um dos mais queridos pontos da cidade para saborear esse clássico quitute.

“O lugar em que menos se espera comer um bom frango frito é uma pizzaria, mas a Camelo entrega um muito bom”, destaca Benê Souza, que aprecia o ponto da fritura do frango a passarinho da Pizzaria Camelo, que vem crocante e saboroso, segundo o chef.

Por sua vez, Fellipe Zanuto ressalta que a qualidade do frango se mantém a mesma durante os anos: “É impressionante como são padronizados. Não importa a unidade, não importa o dia, nem o horário. Ali, o frango é sempre sequinho, a cor é sempre perfeita. Inclusive no delivery.”

A generosa porção de alho frito é característica da versão da Pizzaria Camelo, e foi também um ponto destacado em comum pelos chefs (apesar de Benê Souza a considerar um pouco exagerada em volume).

Serviço:

Endereços:

  • Rua Pamplona, 1873 – Jardim Paulista (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Engenheiro Edgar Egídio de Sousa, 98 – Pacaembu (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Avenida Aratãs, 794 – Indianópolis – Moema (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 151 – Vila Nova Conceição (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Marechal Hastimphilo de Moura, 73 – Morumbi (Dom. a qui. das 18:00 às 00h, sex. e sáb. das 18h à 01h);
  • Rua Antônio Camardo, 344 – Tatuapé (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);
  • Rua Dona Luiza Tolle, 686 – Santana (Dom. a qui. das 18:00 às 23h30h, sex. e sáb. das 18h à 00h);

Site: www.camelopizzaria.com.br. Instagram: @pizzariacamelo.

FrangÓ

Espaço do FrangÓ, em São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão

A proposta promovida pelo FrangÓ é de ser um boteco com uma “alma tradicional e autêntica”, e essa característica do bar foi ressaltada pelos entrevistados quanto ao frango a passarinho da casa: “O estilo [do frango a passarinho] é bem botequeiro - vem impecável e bem fritinho. Todas as partes vêm bem cozidas e o tempero é perfeito, alcançando o frango como um todo”, comenta o chef Fellipe Zanuto.

Para o chef Diego Carrilho, o FrangÓ se destaca pela combinação do frango a passarinho com as cervejas artesanais da casa: “Essa combinação é um convite para desfrutar das noites paulistanas em grande estilo.” Zanuto também recomenda experimentar o frango da casa com as cervejas artesanais ou até mesmo o chopp do local, que harmoniza bem com o quitute.

“O frango a passarinho do FrangÓ é uma das estrelas do menu, servido em porções generosas, perfeitas para compartilhar”, adiciona Carrilho.

Serviço: Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 - Freguesia do Ó. Horário de funcionamento: terça à sábado das 11h à 00h, domingo das 11h às 19hs. Site: www.frangobar.com.br. Instagram: @frangobar.

Lobozó

Apesar do frango frito do Lobozó tomar um rumo um pouco diferente das versões tradicionais de frango a passarinho, dispensando, por exemplo, o alho frito, esse foi um endereço recorrente nos comentários dos chefs.

Benê Souza destaca os toques de brasilidade dessa versão, que acompanha maionese de pequi e molho de tamarindo. “O Lobozó tem uma cozinha indispensável para quem quer conhecer clássicos bem executados, e o frango de lá é um deles”, comenta.

Os toques autorais dessa versão também chamaram a atenção do chef Filipe Fernandes, que destacou a qualidade da fritura e dos seus acompanhamentos. A recomendação abrangeu também a pimenta caseira servida no local.

Serviço: Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 436 - Vila Madalena. Horário de funcionamento: domingo, segunda e quarta das 12h às 16h30, quinta das 12h às 16h30 e das 19h às 23h, sexta e sábado das 12h às 23h. Site: www.lobozo.com.br. Instagram: @lobozocozinha.

Tourinho Grill

O cardápio do Tourinho Grill, churrascaria localizada na região sul da capital paulista, é daqueles que têm de tudo um pouco: entradinhas, petiscos, quitutes fritos, massas, saladas, acompanhamentos variados, cortes de carne vermelha e outras e até pizzas. É em meio a essa mistura que o chef Fellipe Fernandes encontrou um dos seus lugares favoritos da cidade para comer frango a passarinho.

Além da qualidade do frango, sequinho e de com uma boa fritura, o tempero diferenciado dessa versão se sobressaiu para o chef. “O toque de gengibre combina muito bem com o alho frito, e tudo casa perfeitamente, especialmente se você pedir junto o molho de cebola da casa.”

Serviço: Endereço: Avenida Indianópolis, 3411 - Saúde. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h à 00h. Site: www.tourinhogrill.com.br. Instagram: @grilltourinho.

O Brazeiro

Presente na Vila Mariana e no Morumbi, O Brazeiro tem um dos frangos a passarinho favoritos de SP para Diego Carrilho. “[O Brazeiro] é uma joia para os amantes do frango a passarinho. Famoso por seu tempero secreto, que os proprietários guardam a sete chaves, este restaurante oferece um prato de frango a passarinho que conquista tanto pela crocância quanto pela suculência.”

O ambiente da casa também joga a favor do quitute, segundo o chef, que o descreve como acolhedor e aconchegante.

Serviço: Endereços: Rua Doutor Fonseca Brasil, 205 - Morumbi / Rua Luís Góis, 843 - Vila Mariana. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h (Morumbi) / todos os dias das 09h às 23h (Vila Mariana). Site: www.obrazeiro.com.br. Instagram: @obrazeiro.

Esquina Aroeira

Por fim, Carrilho também recomenda conhecer a versão do frango a passarinho do recém-inaugurado Esquina Aroeira. Segundo ele, o estabelecimento vem ganhando espaço no cenário gastronômico da cidade justamente por conta desse frango.

“O segredo está no rub (mistura de temperos secos) bem definido usado no tempero e no toque final de alho frito e salsa, que adicionam uma camada extra de sabor a cada mordida”, conta o chef sobre o tempero do frango, que seria o diferencial do quitute da casa, localizada no bairro do Ipiranga.

Serviço: Endereço: Rua Doutor Mário Vicente, 1638 - Ipiranga. Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 17h às 23h, sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 18h. Site: www.esquinaaroeira.com.br. Instagram: @esquinaaroeira.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.