Outro dia, logo no início do ano, eu fiquei olhando o rolo de fotos da câmera do celular, para fazer um panorama de 2024. Fui de janeiro a dezembro.
Parei um bom tempo vendo as imagens do almoço no Ristorantino, uma das grandes novidades do ano passado, ainda pouco falado no Rio, mas grande sucesso de público, no Village Mall: sempre que passo por lá está cheio.
Eu entendo perfeitamente as razões.
A comida ali é muito boa, e alcança o mais alto nível, desde o serviço de boas-vindas, com pão quentinho, manteiga batida, bem aerada, e ainda grissini, além de mousse de queijo de cabra e compota de tomate, até as sobremesas.
Só estive lá uma vez, preciso voltar, porque a impressão foi das melhores.
Depois desse couvert, chegou um pratos de "acciughe del Cantábrico", regado com azeite, e um pão mais fofinho, pra absorver os sucos, do azeite misturado ao sabor profundo do peixe. Lindo, lindo, lindo. Tipo de petisco que me deixa muito feliz.
Assim como o carpaccio de polvo, bem compactado, cortado fininho como manda a regra. Hoje em dia é fácil encontrar carpaccio de polvo na cidade. Este, que me lembre, é o melhor: é finalizado com cubinhos de palmito, que lhe entregam uma textura mais crocante, e um toque de balsâmico envelhecido, o que potencializa o sabor, e dá profundidade ao prato.
Em seguida, no menu que seguiu as sugestões do maître, veio uma polenta Taragna com Taleggio, sucedida por uma massinha, leve e delicada: o tortelli di zucca alle mandorle, recheada de abóbora e mostarda de Cremona, salteada na manteiga queimada com sálvia e amêndoas. Simples, e delicioso.
Então, chegou a grande estrela daquele almoço numa tarde ensolarada do início do inverno carioca. É provavelmente o prato mais famoso desse grande Ristorantino, casa de Ricardinho Trevisani, mestre na arte de bem servir: sim, ela mesma, a lasagna Ristorantino al tartufo nero.
Era uma lasanha deitada, uma fatia da massa, com recheio de ragu de vitelo, sobre um leito bicolor: de um lado, fonduta di formaggio, do outro, o arrosto da carne. Uma linda composição, sem qualquer sombra de dúvidas, que acintosamente ainda era coroada com trufas negras, laminadas à mesa. Foi um grande momento.
Depois disso, só algo marcante, como o capretto al forno, uma paleta de cabrito assada longamente, servida com os sucos de deu cozimento, um glacê cheio de colágeno e sabor, textura equilibrada pela delicadeza do taglioni feito na casa.
A sugestão do maître pra sobremesa foi um pudim de pistache, prontamente aceita, com uma condição: deveria ser servida com um Limoncello da casa.
Foi assim. Das melhores novidades de 2024: #vaipormim
Estou com uma lista com as 10 melhores novidades do ano passado no Rio que pude visitar.
Vou, aos poucos, postando uma a uma.
SERVIÇO Ristorantino Rio: Village Mall, Av. das Américas 3.900, Piso L1, Barra da Tijuca. Tel.: (21) 2850-0282. Instagram: @ristorantino_