Vamos beber e falar sobre cerveja

Cervejarias Boston Beer Company e Dogfish Head anunciam fusão


Duas importantes cervejarias artesanais americanas vão se unir; para mercado, fusão expõe as dificuldades do setor

Por Heloisa Lupinacci
Atualização:

A Boston Beer Company (BBco), segunda maior cervejaria artesanal dos EUA, fabricante da Samuel Adams, e a cultuada Dogfish Head anunciaram uma fusão.

A nota de anúncio divulgada na sexta-feira (10), largamente reproduzida pelos veículos norte-americanos, foi escrita com palavras escolhidas a dedo para evitar que a fusão seja descrita como compra - na prática, sim, a BBco comprou a Dogfish Head -, ou vista como um movimento típico da Big Beer, como eles chamam a indústria da cerveja convencional. “Os grandes conglomerados ainda são 50, 100 vezes maiores do que nós. Nosso volume de produção somado não passa de 2% da cerveja vendida nos EUA”, diz o texto.  

Jim Koch, da Boston Beer Company, e Sam Calagione, daDogfish Head, com suas cervejas mais populares. Foto: BBco
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Com a transação, com valor anunciado de US$ 300 milhões, Dave Burwick, CEO da BBco passa a ser também CEO da Dogfish Head. Sam Calagione, o mítico cervejeiro fundador da Dogfish Head, vira parte do corpo de diretores da BBco. Calagione e sua mulher, donos da Dogfish, passam a ter US$ 406 milhões em ações da BBco (equivalente hoje a pouco menos de US$ 128 milhões). E os investidores da Dogfish receberão US$ 173 milhões em dinheiro.

Para parte do mercado, a fusão expõe as dificuldades do setor cervejeiro – que enfrenta, nos EUA, perda de mercado para vinho e alternativas não-alcoólicas. “Qualquer companhia que não esteja olhando para oportunidades radicais em uma indústria competitiva vai tomar o mesmo caminho da máquina de escrever”, dizem os dois cervejeiros, no comunicado publicado para a comunidade do BeerAdvocate.

A Brewers Association, instituição que reúne as cervejarias independentes norte-americanas e, na prática, define o que é cerveja artesanal nos EUA, divulgou nota aprovando a fusão no sábado. “Somos um mercado em maturação e cervejarias pequenas e independentes estão adotando formas de continuar competitivas. Diante de uma indústria crescente e em espírito de colaboração, essa estratégica aliança permite que Boston Beer e Dogfish Head sigam adiante de maneira independente. Não há dúvida que vão continuar prezando pelos mais de 7.400 pequenos produtores de cerveja nos Estados Unidos”, anunciou Bob Pease, presidente da BA.

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A Boston Beer é a segunda maior cervejaria artesanal norte-americana e famosa por cervejas fáceis de beber, com a Sam Adams Boston Lager, de longe a mais popular da marca. A Dogfish é a 13ª e é conhecida por suas IPAs com lupulagem contínua (60 minute, 90 minute e 120 minute IPAs) e por suas sours. O que acontece caso as duas se encontrem?

Samuel Adams é o rótulo mais popular daBoston Beer Company. Foto: Scott Eisen/Bloomberg

Mais notícias do mundo cervejeiro: 

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Rob Tod, da Allagash, ganha prêmio James Beard

O cervejeiro da Allagash, americana especializada em estilos belgas, foi eleito vencedor na categoria produtor extraordinário de vinho, cerveja ou destilados no prêmio James Beard, o Oscar da gastronomia norte-americana, neste ano. Ele é o terceiro cervejeiro a receber o prêmio (Garrett Oliver, da Brooklyn, e Sam Calagione, da Dogfish Head, foram os outros dois cervejeiros premiados).

O carro chefe da Allagash, a Allagash White, é uma witbier. Mas a cervejaria é famosa mesmo por fazer cervejas tipo lambic – o cultuado estilo belga de fermentação selvagem.

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New Belgium chega ao Brasil pela primeira vez

Os rótulos Fat Tire (amber ale) e Voddoo Ranger (IPA) chegam na primeira leva de importação oficial da cervejaria americana New Belgium para o Brasil. Quem traz é a Interfood e as latas e garrafa (só da Fat Tire) devem estar nas lojas em agosto.

Fat Tire, amber ale da cervejaria americana New Belgium, chega ao Brasil. Foto: New Belgium
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A Boston Beer Company (BBco), segunda maior cervejaria artesanal dos EUA, fabricante da Samuel Adams, e a cultuada Dogfish Head anunciaram uma fusão.

A nota de anúncio divulgada na sexta-feira (10), largamente reproduzida pelos veículos norte-americanos, foi escrita com palavras escolhidas a dedo para evitar que a fusão seja descrita como compra - na prática, sim, a BBco comprou a Dogfish Head -, ou vista como um movimento típico da Big Beer, como eles chamam a indústria da cerveja convencional. “Os grandes conglomerados ainda são 50, 100 vezes maiores do que nós. Nosso volume de produção somado não passa de 2% da cerveja vendida nos EUA”, diz o texto.  

Jim Koch, da Boston Beer Company, e Sam Calagione, daDogfish Head, com suas cervejas mais populares. Foto: BBco

Com a transação, com valor anunciado de US$ 300 milhões, Dave Burwick, CEO da BBco passa a ser também CEO da Dogfish Head. Sam Calagione, o mítico cervejeiro fundador da Dogfish Head, vira parte do corpo de diretores da BBco. Calagione e sua mulher, donos da Dogfish, passam a ter US$ 406 milhões em ações da BBco (equivalente hoje a pouco menos de US$ 128 milhões). E os investidores da Dogfish receberão US$ 173 milhões em dinheiro.

Para parte do mercado, a fusão expõe as dificuldades do setor cervejeiro – que enfrenta, nos EUA, perda de mercado para vinho e alternativas não-alcoólicas. “Qualquer companhia que não esteja olhando para oportunidades radicais em uma indústria competitiva vai tomar o mesmo caminho da máquina de escrever”, dizem os dois cervejeiros, no comunicado publicado para a comunidade do BeerAdvocate.

A Brewers Association, instituição que reúne as cervejarias independentes norte-americanas e, na prática, define o que é cerveja artesanal nos EUA, divulgou nota aprovando a fusão no sábado. “Somos um mercado em maturação e cervejarias pequenas e independentes estão adotando formas de continuar competitivas. Diante de uma indústria crescente e em espírito de colaboração, essa estratégica aliança permite que Boston Beer e Dogfish Head sigam adiante de maneira independente. Não há dúvida que vão continuar prezando pelos mais de 7.400 pequenos produtores de cerveja nos Estados Unidos”, anunciou Bob Pease, presidente da BA.

A Boston Beer é a segunda maior cervejaria artesanal norte-americana e famosa por cervejas fáceis de beber, com a Sam Adams Boston Lager, de longe a mais popular da marca. A Dogfish é a 13ª e é conhecida por suas IPAs com lupulagem contínua (60 minute, 90 minute e 120 minute IPAs) e por suas sours. O que acontece caso as duas se encontrem?

Samuel Adams é o rótulo mais popular daBoston Beer Company. Foto: Scott Eisen/Bloomberg

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Fat Tire, amber ale da cervejaria americana New Belgium, chega ao Brasil. Foto: New Belgium

 

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A nota de anúncio divulgada na sexta-feira (10), largamente reproduzida pelos veículos norte-americanos, foi escrita com palavras escolhidas a dedo para evitar que a fusão seja descrita como compra - na prática, sim, a BBco comprou a Dogfish Head -, ou vista como um movimento típico da Big Beer, como eles chamam a indústria da cerveja convencional. “Os grandes conglomerados ainda são 50, 100 vezes maiores do que nós. Nosso volume de produção somado não passa de 2% da cerveja vendida nos EUA”, diz o texto.  

Jim Koch, da Boston Beer Company, e Sam Calagione, daDogfish Head, com suas cervejas mais populares. Foto: BBco

Com a transação, com valor anunciado de US$ 300 milhões, Dave Burwick, CEO da BBco passa a ser também CEO da Dogfish Head. Sam Calagione, o mítico cervejeiro fundador da Dogfish Head, vira parte do corpo de diretores da BBco. Calagione e sua mulher, donos da Dogfish, passam a ter US$ 406 milhões em ações da BBco (equivalente hoje a pouco menos de US$ 128 milhões). E os investidores da Dogfish receberão US$ 173 milhões em dinheiro.

Para parte do mercado, a fusão expõe as dificuldades do setor cervejeiro – que enfrenta, nos EUA, perda de mercado para vinho e alternativas não-alcoólicas. “Qualquer companhia que não esteja olhando para oportunidades radicais em uma indústria competitiva vai tomar o mesmo caminho da máquina de escrever”, dizem os dois cervejeiros, no comunicado publicado para a comunidade do BeerAdvocate.

A Brewers Association, instituição que reúne as cervejarias independentes norte-americanas e, na prática, define o que é cerveja artesanal nos EUA, divulgou nota aprovando a fusão no sábado. “Somos um mercado em maturação e cervejarias pequenas e independentes estão adotando formas de continuar competitivas. Diante de uma indústria crescente e em espírito de colaboração, essa estratégica aliança permite que Boston Beer e Dogfish Head sigam adiante de maneira independente. Não há dúvida que vão continuar prezando pelos mais de 7.400 pequenos produtores de cerveja nos Estados Unidos”, anunciou Bob Pease, presidente da BA.

A Boston Beer é a segunda maior cervejaria artesanal norte-americana e famosa por cervejas fáceis de beber, com a Sam Adams Boston Lager, de longe a mais popular da marca. A Dogfish é a 13ª e é conhecida por suas IPAs com lupulagem contínua (60 minute, 90 minute e 120 minute IPAs) e por suas sours. O que acontece caso as duas se encontrem?

Samuel Adams é o rótulo mais popular daBoston Beer Company. Foto: Scott Eisen/Bloomberg

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O cervejeiro da Allagash, americana especializada em estilos belgas, foi eleito vencedor na categoria produtor extraordinário de vinho, cerveja ou destilados no prêmio James Beard, o Oscar da gastronomia norte-americana, neste ano. Ele é o terceiro cervejeiro a receber o prêmio (Garrett Oliver, da Brooklyn, e Sam Calagione, da Dogfish Head, foram os outros dois cervejeiros premiados).

O carro chefe da Allagash, a Allagash White, é uma witbier. Mas a cervejaria é famosa mesmo por fazer cervejas tipo lambic – o cultuado estilo belga de fermentação selvagem.

New Belgium chega ao Brasil pela primeira vez

Os rótulos Fat Tire (amber ale) e Voddoo Ranger (IPA) chegam na primeira leva de importação oficial da cervejaria americana New Belgium para o Brasil. Quem traz é a Interfood e as latas e garrafa (só da Fat Tire) devem estar nas lojas em agosto.

Fat Tire, amber ale da cervejaria americana New Belgium, chega ao Brasil. Foto: New Belgium

 

A Boston Beer Company (BBco), segunda maior cervejaria artesanal dos EUA, fabricante da Samuel Adams, e a cultuada Dogfish Head anunciaram uma fusão.

A nota de anúncio divulgada na sexta-feira (10), largamente reproduzida pelos veículos norte-americanos, foi escrita com palavras escolhidas a dedo para evitar que a fusão seja descrita como compra - na prática, sim, a BBco comprou a Dogfish Head -, ou vista como um movimento típico da Big Beer, como eles chamam a indústria da cerveja convencional. “Os grandes conglomerados ainda são 50, 100 vezes maiores do que nós. Nosso volume de produção somado não passa de 2% da cerveja vendida nos EUA”, diz o texto.  

Jim Koch, da Boston Beer Company, e Sam Calagione, daDogfish Head, com suas cervejas mais populares. Foto: BBco

Com a transação, com valor anunciado de US$ 300 milhões, Dave Burwick, CEO da BBco passa a ser também CEO da Dogfish Head. Sam Calagione, o mítico cervejeiro fundador da Dogfish Head, vira parte do corpo de diretores da BBco. Calagione e sua mulher, donos da Dogfish, passam a ter US$ 406 milhões em ações da BBco (equivalente hoje a pouco menos de US$ 128 milhões). E os investidores da Dogfish receberão US$ 173 milhões em dinheiro.

Para parte do mercado, a fusão expõe as dificuldades do setor cervejeiro – que enfrenta, nos EUA, perda de mercado para vinho e alternativas não-alcoólicas. “Qualquer companhia que não esteja olhando para oportunidades radicais em uma indústria competitiva vai tomar o mesmo caminho da máquina de escrever”, dizem os dois cervejeiros, no comunicado publicado para a comunidade do BeerAdvocate.

A Brewers Association, instituição que reúne as cervejarias independentes norte-americanas e, na prática, define o que é cerveja artesanal nos EUA, divulgou nota aprovando a fusão no sábado. “Somos um mercado em maturação e cervejarias pequenas e independentes estão adotando formas de continuar competitivas. Diante de uma indústria crescente e em espírito de colaboração, essa estratégica aliança permite que Boston Beer e Dogfish Head sigam adiante de maneira independente. Não há dúvida que vão continuar prezando pelos mais de 7.400 pequenos produtores de cerveja nos Estados Unidos”, anunciou Bob Pease, presidente da BA.

A Boston Beer é a segunda maior cervejaria artesanal norte-americana e famosa por cervejas fáceis de beber, com a Sam Adams Boston Lager, de longe a mais popular da marca. A Dogfish é a 13ª e é conhecida por suas IPAs com lupulagem contínua (60 minute, 90 minute e 120 minute IPAs) e por suas sours. O que acontece caso as duas se encontrem?

Samuel Adams é o rótulo mais popular daBoston Beer Company. Foto: Scott Eisen/Bloomberg

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O carro chefe da Allagash, a Allagash White, é uma witbier. Mas a cervejaria é famosa mesmo por fazer cervejas tipo lambic – o cultuado estilo belga de fermentação selvagem.

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Os rótulos Fat Tire (amber ale) e Voddoo Ranger (IPA) chegam na primeira leva de importação oficial da cervejaria americana New Belgium para o Brasil. Quem traz é a Interfood e as latas e garrafa (só da Fat Tire) devem estar nas lojas em agosto.

Fat Tire, amber ale da cervejaria americana New Belgium, chega ao Brasil. Foto: New Belgium

 

A Boston Beer Company (BBco), segunda maior cervejaria artesanal dos EUA, fabricante da Samuel Adams, e a cultuada Dogfish Head anunciaram uma fusão.

A nota de anúncio divulgada na sexta-feira (10), largamente reproduzida pelos veículos norte-americanos, foi escrita com palavras escolhidas a dedo para evitar que a fusão seja descrita como compra - na prática, sim, a BBco comprou a Dogfish Head -, ou vista como um movimento típico da Big Beer, como eles chamam a indústria da cerveja convencional. “Os grandes conglomerados ainda são 50, 100 vezes maiores do que nós. Nosso volume de produção somado não passa de 2% da cerveja vendida nos EUA”, diz o texto.  

Jim Koch, da Boston Beer Company, e Sam Calagione, daDogfish Head, com suas cervejas mais populares. Foto: BBco

Com a transação, com valor anunciado de US$ 300 milhões, Dave Burwick, CEO da BBco passa a ser também CEO da Dogfish Head. Sam Calagione, o mítico cervejeiro fundador da Dogfish Head, vira parte do corpo de diretores da BBco. Calagione e sua mulher, donos da Dogfish, passam a ter US$ 406 milhões em ações da BBco (equivalente hoje a pouco menos de US$ 128 milhões). E os investidores da Dogfish receberão US$ 173 milhões em dinheiro.

Para parte do mercado, a fusão expõe as dificuldades do setor cervejeiro – que enfrenta, nos EUA, perda de mercado para vinho e alternativas não-alcoólicas. “Qualquer companhia que não esteja olhando para oportunidades radicais em uma indústria competitiva vai tomar o mesmo caminho da máquina de escrever”, dizem os dois cervejeiros, no comunicado publicado para a comunidade do BeerAdvocate.

A Brewers Association, instituição que reúne as cervejarias independentes norte-americanas e, na prática, define o que é cerveja artesanal nos EUA, divulgou nota aprovando a fusão no sábado. “Somos um mercado em maturação e cervejarias pequenas e independentes estão adotando formas de continuar competitivas. Diante de uma indústria crescente e em espírito de colaboração, essa estratégica aliança permite que Boston Beer e Dogfish Head sigam adiante de maneira independente. Não há dúvida que vão continuar prezando pelos mais de 7.400 pequenos produtores de cerveja nos Estados Unidos”, anunciou Bob Pease, presidente da BA.

A Boston Beer é a segunda maior cervejaria artesanal norte-americana e famosa por cervejas fáceis de beber, com a Sam Adams Boston Lager, de longe a mais popular da marca. A Dogfish é a 13ª e é conhecida por suas IPAs com lupulagem contínua (60 minute, 90 minute e 120 minute IPAs) e por suas sours. O que acontece caso as duas se encontrem?

Samuel Adams é o rótulo mais popular daBoston Beer Company. Foto: Scott Eisen/Bloomberg

Mais notícias do mundo cervejeiro: 

Rob Tod, da Allagash, ganha prêmio James Beard

O cervejeiro da Allagash, americana especializada em estilos belgas, foi eleito vencedor na categoria produtor extraordinário de vinho, cerveja ou destilados no prêmio James Beard, o Oscar da gastronomia norte-americana, neste ano. Ele é o terceiro cervejeiro a receber o prêmio (Garrett Oliver, da Brooklyn, e Sam Calagione, da Dogfish Head, foram os outros dois cervejeiros premiados).

O carro chefe da Allagash, a Allagash White, é uma witbier. Mas a cervejaria é famosa mesmo por fazer cervejas tipo lambic – o cultuado estilo belga de fermentação selvagem.

New Belgium chega ao Brasil pela primeira vez

Os rótulos Fat Tire (amber ale) e Voddoo Ranger (IPA) chegam na primeira leva de importação oficial da cervejaria americana New Belgium para o Brasil. Quem traz é a Interfood e as latas e garrafa (só da Fat Tire) devem estar nas lojas em agosto.

Fat Tire, amber ale da cervejaria americana New Belgium, chega ao Brasil. Foto: New Belgium

 

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